Réu confesso, Jonas Lopes terá aposentadoria de R$ 49 mil
Suzy Monteiro 30/09/2017 00:38 - Atualizado em 02/10/2017 14:07
08012013 - Posse no novo presidente do TCE, Jonas Lopes de Carvalho Junior.
08012013 - Posse no novo presidente do TCE, Jonas Lopes de Carvalho Junior. / Divulgação
Ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e delator na operação “O Quinto do Ouro”, que levou à prisão de cinco conselheiros do órgão e um ex-conselheiro, Jonas Lopes de Carvalho Filho teve a aposentadoria publicada nessa quinta-feira, no Diário Oficial do Estado. O valor mensal a que terá direito o advogado, que é réu confesso por corrupção gira em torno de R$ 49 mil.
Aposentado, Jonas Lopes perde o foro privilegiado por prerrogativa de função. Acusado dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e associação criminosa no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ele passa a responder na primeira instância.
A operação “O Quinto do Ouro” foi desencadeada pela Polícia Federal no dia 29 de março último. Na ocasião foram presos Aloysio Neves, que era presidente da Corte de Contas, e os conselheiros José Gomes Graciosa, José Maurício Nolasco, Marco Antônio Alencar e Domingos Brazão (vice-presidente da Corte), além do ex- conselheiro Aluísio Gama.
Apenas a corregedora Marianna Montebello Willeman não foi presa e acabou assumindo a presidência do órgão. Ela chamou conselheiros substitutos para assumirem as cadeiras dos presos.
De uma família de advogados poderosa no Estado do Rio, oriunda de Campos, Jonas Lopes de Carvalho foi indicado ao TCE pelo então governador Anthony Garotinho, com quem nutre amizade e chegou, em 2015, a passar natal na casa dos Garotinho, na Lapa, quando Rosinha ainda era prefeita.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas