Lula diz que Palloci "mentiu" para Moro
13/09/2017 17:22 - Atualizado em 14/09/2017 02:11
Lula
Lula / Divulgação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou depoimento, nesta quarta-feira (13), ao juiz Sérgio Moro na Justiça Federal do Paraná, na ação penal em que é acusado de receber propina da Odebrecht. Em sua fala, que durou duas horas e dez minutos, o petista declarou que o ex-ministro do seu governo Antônio Palloci “mentiu” em seu depoimento. Além disso, Lula disse que não solicitou a compra do apartamento vizinho ao dele em São Bernardo do Campo, que as doações da Odebrecht recebidas pelo Instituto Lula não eram propinas e que as três denúncias apresentadas contra ele pela força-tarefa da Lava Jato são “ilações”.
De acordo com Lula, a delação de Palloci é focada nele numa tentativa de redução de pena. Lula disse ainda que o ex-ministro é “um simulador” e um “calculista. “Eu vi atentamente o depoimento do Palocci. Uma coisa quase que cinematográfica, quase feita por roteirista da Globo, sabe?”, disse ao acrescentar que: “Conheço o Palocci bem. O Palocci, se não fosse ser humano, seria um simulador. Ele é tão esperto que é capaz de simular uma mentira mais verdadeira que a verdade. O Palocci é médico, calculista, é frio”, afirmou.
Na delação, Palloci chegou a afirmar que Lula tinha um “pacto de sangue” com o dono da empreiteira Odebrecht, que incluía um “pacote de propinas” para o ex-presidente no valor de R$ 300 milhões.
Ainda segundo o ex-presidente, ele não pediu a ninguém a compra do apartamento vizinho ao seu em São Bernardo do Campo. Ele também negou ter participado do contrato de locação do imóvel e disse que o local era usado por seguranças e também para reuniões políticas.
Sobre a nova sede do Instituto Lula, o petista afirmou que visitou o prédio que é objeto da denúncia uma única vez, mas, segundo ele, achou o local “inadequado”.
Indagado sobre as doações de R$ 4 milhões da construtora Odebrecht para o Instituto Lula entre 2013 e 2014, Lula declarou: “Eu já respondi, mas vou responder outra vez: a Odebrecht não tinha que pedir a opinião do Lula para fazer doação, porque o Lula não é diretor do Instituto Lula. Se ela fez alguma doação, ela está contabilizada no instituto”.
No final do depoimento, Lula questionou a imparcialidade de Moro e foi repreendido pelo juiz, que então encerrou o depoimento. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas