Ficha Limpa também no Governo
12/09/2017 23:48 - Atualizado em 13/09/2017 18:11
Sessão na Câmara de Campos
Sessão na Câmara de Campos / Antônio Leudo
A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na sessão dessa terça-feira (12), a extensão da Lei da Ficha Limpa, já sancionada pelo prefeito Rafael Diniz (PPS) para o Legislativo, em 11 de julho deste ano. Agora, cargos comissionados do Executivo não poderão ter condenações em segunda instância. A Indicação Legislativa, assim como a lei, foi proposta pelo vereador e segundo vice-presidente da Câmara, Jorginho Virgilio (PRP).
No caso da Lei municipal n° 8758/2017, que prevê a proibição na Câmara, ela precisa de 90 dias desde a sanção para começar a valer. Com a extensão sendo aprovada nessa terça-feira, a Indicação segue agora também para aprovação do prefeito. No entanto, o vereador Jorginho disse na tribuna já ter conversado pessoalmente com Rafael, que não apresentou qualquer objeção à aplicação da lei.
Assim como no Legislativo, com publicação para a Prefeitura de Campos passa a valer o impedimento da nomeação em cargos comissionados de pessoas que tiveram condenações não só eleitorais, mas também por crimes ao patrimônio, contra o erário público, a vida, dignidade sexual, abuso de autoridade, entre outras tipificações.
Ao ler a sua justificativa para sua Indicação, o vereador ressaltou que há uma cobrança muito grande pela moralidade toda administração pública.
— Entendemos que seria indispensável a aplicação dos mesmos critérios a secretários, ordenadores de despesas, representantes de empresas municipais, fundações e autarquias do município, além de demais cargos em comissão do poder Executivo, prestigiando o princípio da moralidade, uma das vigas mestra da administração. Por isso adoção destes critérios representará ao cidadão campista clara mensagem de compromisso com proteção da probidade administrativa — destacou.
Líder do G5, o vereador Silvinho Martins (PRP) parabenizou Jorginho pela proposta, assim como Thiago Ferrugem (PR), da oposição.
Jorginho afirmou ainda que essa Lei é uma resposta ao apelo do que ouviu nas ruas. “Se a ‘Ficha Limpa’ vale para os cargos eletivos, ela tem que também restringir a ocupação de pessoas condenadas na Justiça nos cargos indicados”, destacou Jorginho.
Outro — Por volta de 21h30, a sessão foi prorrogada por mais duas horas. Logo no início do tempo adicional, o vereador Abu (PPS) apresentou moção de repúdio a pessoas que estão fazendo ataques em redes sociais a pessoas públicas, com utilização, muitas vezes, de palavrões e até ameaças físicas. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas