Canais de SJB serão limpos através do Limpa Rio
20/09/2017 10:50 - Atualizado em 20/09/2017 15:15
Canais não recebem manutenção há anos
Canais não recebem manutenção há anos / Divulgação
A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra em parceria com Secretaria Estadual do Ambiente, através do programa Limpa Rio, realizará nos próximos dias serviços de limpeza, remoção de vegetação e desobstrução dos canais: Trapiche, que corta os Bairros da Chatuba, Porto Seguro, Nova São João da Barra e Água Santa, na Sede do Município; da Vila Esperança e da Cehab, em Atafona; e do Quitingute, no 5º distrito.
Os serviços são necessários devido à falta de manutenção nos últimos anos. “Os canais estão com alto nível de propagação de vegetação, assoreados, com acúmulo de resíduos sólidos, podendo gerar problemas de saúde para a população e degradação da paisagem”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Alex Firme.
Com a ação serão removidas plantas aquáticas, como é o caso do aguapé e canavieiras, que reduz o oxigênio da água, provocando mortandade de peixes e dificultando o escoamento da água através do seu fluxo normal. O serviço beneficiará também a navegação e a pesca artesanal na região.
— No 5º distrito, a continuidade dos serviços no canal Quitingute, com o apoio da Associação de Moradores e Pescadores da Quixaba, iniciados nos últimos meses, representará melhoria na qualidade e no fluxo da água até a Lagoa do Açu, possibilitando a desobstrução e interligação do canal com a Lagoa, aumento na produção do pescado e a geração de renda — declarou Alex, detalhando que foi feita também uma solicitação ao SEA para limpeza futura dos canais do São Bento e Abreu.
Há 20 anos na profissão, o pescador artesanal de Quixaba, Jorge Luiz Nunes Barreto, acredita que essa atividade é fundamental para ajudar a repovoar as espécies de peixes de água doce. “Encontramos na Secretaria de Meio Ambiente, o apoio que a classe pesqueira vem solicitando há alguns anos. Esse serviço é importante para facilitar a vida dos pescadores que não precisarão se deslocar para pescar em outras cidades, na busca pelo sustento das famílias”, disse. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas