Macaé aumenta fiscalização contra pesca de tartarugas
18/07/2017 21:04 - Atualizado em 20/07/2017 13:41
A fiscalização para coibir a pesca predatória da tartaruga marinha está sendo intensificada em Macaé. Nesta terça-feira, uma ação conjunta entre as secretarias de Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Civil e Instituto Estadual do Ambiente (Inea) percorreu o Pontal, praias do Forte, Farol e Campista, áreas com maior concentração de tartarugas. Com a atuação, as equipes vistoriaram locais de colocação de rede de espera, além do tamanho utilizado. A proposta é fiscalizar o litoral e áreas de preservação ambiental para coibir este tipo de pesca em locais não permitidos.
Durante a ação não foi encontrada nenhuma tartaruga, mas foi recolhido o material corresponde a 3 km de rede de espera (nome dado quando o pescador monta a rede e volta depois para recolher). A rede estava a menos de 100 metros de distância da costa. A distância mínima permitida é de pelo menos 200 metros.
A fiscalização contou ainda com o barco da Defesa Civil e as equipes reforçaram a conscientização dos pescadores. A proposta é estreitar a aproximação com moradores das áreas litorâneas e associações de pescadores.
De acordo com o coordenador de Fauna, da Secretaria de Ambiente, Fernando Barreto, além de poder acarretar a morte das tartarugas, este tipo de pesca prejudica ainda espécies em época de defeso (quando estão procriando) e outros animais que ficam presos nas redes. Na região, as espécies mais comuns de tartaruga são: Cabeçuda e Oliva.
Já a chefe de Fiscalização do Inea, Laila Bekai, frisou que a ação será contínua. “Combinamos de elaborar um calendário de visitas mensais em praias como Forte e Farol, além de Lagoa de Imboassica, que também já contou com trabalho de fiscalização, vistoria da rede de espera e outras ações, que visam coibir a pesca ilegal”, comenta.
A pena para quem é flagrado desrespeitando as áreas de preservação ambiental ou época de defeso varia de acordo com o crime previsto na lei 9.605/98, que trata sobre crimes ambientais. A ação de fiscalização conta com a contribuição da população. Quem quiser denunciar, pode ligar direto para o telefone 2772-3571 (Secretaria de Ambiente) ou 2765-5303 (Inea). (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas