Cemitérios de Campos com grande expectativa para receber o público após melhorias
Rafael Khenaifes - Atualizado em 02/11/2024 09:23
Cemitério do Caju
Cemitério do Caju / Rodrigo Silveira
Os cemitérios de Campos passaram por melhorias para receber um grande público em celebração ao Dia de Finados, neste sábado (2). Recentemente, moradores gravaram vídeos e denunciaram uma situação de abandono registrada nas covas rasas no cemitério do Caju. Nas imagens, foi possível notar uma ossada humana espalhada pelo local. Em ação, a subsecretaria de Limpeza Pública se organizou para limpeza nos arredores dos 24 cemitérios públicos a fim de manter seus acessos limpos. A Guarda Civil Municipal informou que um esquema de patrulhamento foi organizado dentro e nas proximidades dos cemitérios de Campos.
A secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz, explicou que houve uma organização para dar  assistência necessária.
“Fizemos uma limpeza nos dias que antecedem a data, nos arredores dos cemitérios, seja na área central do município, seja no interior. Após o Finados, estaremos retornando para manter a limpeza”, disse. 
O gerente de Cemitérios da Codemca, Júlio César Ribeiro, informou que todos os cemitérios passaram por uma limpeza extra nesta semana.
“Estamos com um número maior de funcionários a fim de orientar aos que precisarem encontrar a quadra onde está a sepultura do ente querido. A equipe está de prontidão na administração dos cemitérios para dar as devidas informações. No interior, os cemitérios foram preparados para que os visitantes façam suas homenagens. Nesse período pós chuva, o mato cresce com mais facilidade, o que demanda o serviço de capina manual, além da aplicação de herbicida para controlar plantas daninhas”, contou Júlio César.
No Cemitério do Caju, que é o maior no interior do Estado com 42 quadras e mais de 40 mil sepulturas registradas, a Guarda Civil Municipal também montou um esquema de segurança na área interna com quatro viaturas, sendo dois automóveis e duas motos, com 15 agentes.
Uma viatura e 10 agentes para orientação no trânsito, uma vez que os dois sentidos da Avenida Presidente Vargas vão estar interditados: no sentido Centro, o fechamento será no cruzamento com a Visconde de Alvarenga e, sentido Pecuária, no cruzamento da XV de Novembro com a rua Eloi Ornelas. Os que acessarem o cemitério pela rua Edgar Machado, só poderão fazer a conversão para a esquerda, sentido Parque Pecuária. Apenas poderão ter acesso ao trecho interditado veículos que estiverem portando deficientes e idosos. A Guarda Civil Municipal também vai estar presente nos cemitérios do interior. 
Situação de abandono
Situação de abandono - Nas redes sociais, há poucas semanas do dia de finados, moradores registraram uma situação de abandono onde ficam localizadas as covas rasas do cemitério do Caju, no município. No local, moradores observaram ossada pela área. “A gente que não tem condições, que viemos enterrar nossos entes queridos aqui na cova rasa no Caju, olha a situação. Maior abandono. Os restos mortais tirados da cova rasa são jogados por cima da terra para poder colocar outro”, disse um morador.
A prefeitura não chegou a responder diretamente sobre à denúncia. A Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) só divulgou, na ocasião, que havia iniciado os serviços de limpeza nos principais cemitérios municipais, para a visitação no Dia 2 de Novembro.  (R.K)
Reprodução
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS