Incêndio que destruiu Policlínica da PM de Campos completa um ano
Éder Souza - Atualizado em 02/11/2024 09:08
  • Fotos: Rodrigo Silveira

    Fotos: Rodrigo Silveira

  • Fotos: Rodrigo Silveira

    Fotos: Rodrigo Silveira

  • Fotos: Rodrigo Silveira

    Fotos: Rodrigo Silveira

  • Fotos: Rodrigo Silveira

    Fotos: Rodrigo Silveira

O incêndio que destruiu a Policlínica da Polícia Militar, no Parque São Caetano, em Campos, completa um ano na próxima segunda-feira (4). Apesar dos passados 12 meses, o cenário no local ainda é de destruição, com toda estrutura que foi comprometida ainda no mesmo lugar. Os atendimentos médicos no espaço ainda não foram retomados.

Em março deste ano, a Folha fez uma reportagem mostrando o espaço após quatro meses do acidente. Oito meses depois, a situação ainda é a mesma. A Polícia Militar, em nota, que foi a mesma enviada em março diz que “devido à mudança na legislação estadual referente a licitações públicas, todos os procedimentos em curso para a reconstrução da Policlínica da Polícia Militar de Campos dos Goytacazes precisaram ser suspensos em dezembro de 2023”.

Ainda segundo a PM, com a nova edição da lei, os processos licitatórios foram retomados no início deste ano, seguindo três frentes: aluguel de container para instalação de uma policlínica provisória na área do estacionamento da unidade; retirada dos escombros do prédio destruído pelo incêndio; e construção da nova policlínica.

Já as consultas médicas e odontológicas aos beneficiários do Fundo de Saúde da Polícia Militar (FUSPOM), que eram realizados no local, precisaram ser transferidas para um outro espaço, que não teve os endereços divulgados.
“Sob coordenação da Diretoria-Geral de Saúde (DGS) da Corporação, os atendimentos médicos estão sendo oferecidos provisoriamente pela rede própria no 8º Batalhão de Polícia Militar, e pela rede credenciada em Campos, Macaé, Itaperuna e Santo Antônio de Pádua”, informou a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar

Em relação ao atendimento odontológico, a PM informou que a Diretoria-Geral de Odontologia (DGO) está finalizando o contrato de aluguel de uma clínica odontológica em Campos, além de disponibilizar Unidades de Saúde Bucal (USBs) em municípios da região.

O incêndio
O incêndio de grandes proporções destruiu o prédio da Policlínica da Polícia Militar, no Parque São Caetano, em Campos, no dia 4 de novembro de 2023, tarde de sábado. Equipes do Corpo de Bombeiros precisaram de mais de duas horas para controlar as chamas, que consumiram totalmente as instalações. Uma fumaça densa tomou conta do lugar e se espalhou pela área, sendo vista à grande distância. Apesar das proporções do incêndio, não houve vítimas. Por ser final de semana, não havia atendimento na policlínica quando o fogo começou.
Incêndio na Policlínica da PM (Foto: Rodrigo Silveira)
Incêndio na Policlínica da PM (Foto: Rodrigo Silveira) / Rodrigo Silveira


De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acionamento aconteceu às 16h52, e o fogo foi controlado por volta das 19h15. Equipes do grupamento do Centro foram direcionadas ao local, mas, devido à intensidade do fogo, o quartel de Guarus precisou ser mobilizado para auxiliar no combate às chamas. Um prédio de cinco andares localizado na rua Gumercindo de Freitas, em frente à Policlínica, chegou a ser desocupado devido à forte fumaça, e um caminhoneiro precisou ser socorrido para o Hospital Ferreira Machado (HFM) após ter inalado fumaça, quando tentava retirar seu veículo do posto de combustíveis nas proximidades.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS