Troféu Folha Seca para o médico Silvio Pessanha Neto na próxima quinta
No 24º Show de Fim de Ano da Folha da Manhã, o Troféu Folha Seca, na 23ª edição, vai para o médico neurofisiologista Silvio Pessanha Neto. Com extenso currículo, como mestrado e doutorado em Neurologia pela Unirio e atuação como professor e coordenador geral do curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá, o homenageado se sente honrado, adianta. Nascido nos anos 80, adolescente nos anos 90, hoje, em meio a tamanha responsabilidade, Silvio revela que sua base é a família e completa essa lista com seus gostos pessoais, que é cantar e o esporte. A emoção, ele guarda para o próximo dia 7, às 20h30, no palco do Teatro Municipal Trianon, em Campos. Silvio será a mais nova personalidade campista eternizada pelo tradicional Folha Seca; maior honraria entregue pelosdiretores da Folha nas últimas duas décadas.
A noite será marcada pela apresentação do grupo Cartola de Noel, que replica o estilo musical consagrado por Cartola, Noel Rosa, Geraldo Pereira, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, entre outros. E faz sucesso entre os cantores: Martinho da Vila, Ney Matogrosso, Zezé Motta e Jorge Vercillo.
O troféu que será entregue a Silvio Pessanha Neto nasceu da criatividade do artista plástico, também campista, Adriano Ferraioli. A honraria já foi entregue a campistas que se projetaram no esporte, na música, na área artística, a empresários e outros médicos, como ele. O futebolista campista, o eterno Didi, “O Príncipe Etíope” como foi apelidado pelo jornalista e escritor Nelson Rodrigues, foi quem criou a jogada “folha seca”, e o primeiro homenageado da Folha com o troféu batizado a partir da sua arte, que era o futebol que o projetou para o mundo.
Nos anos 90, o adolescente Silvio, convicto em seguir os passos da medicina como seu pai, Silvio Pessanha, arrumou as malas e foi estudar no Rio de Janeiro, onde cursou medicina na Estácio de Sá. O adolescente, que estudou música na escola do Sesc, desde os nove anos, e foi federado em natação pelo Americano Futebol Clube, em competições no Estado, hoje é o homem reconhecido por sua atuação médica e administrativa. Além claro, segundo ele, de exercer o papel mais importante junto à família.
“Agradeço muito a vocês por essa honra. É uma alegria muito grande. Reconheço a qualidade e a importância da Folha da Manhã e de toda a imprensa campista. Como natural, nascido e criado em Campos, fico feliz de receber esse reconhecimento”, diz ele.
Na biografia, o neurologista e neurofisio-logistaé vice-presidente do Grupo Educacional (YDUQS), presidente do Instituto de Educação Médica (Idomedda YDUQS), professor do curso de medicina da Universidade Estácio de Sá. Silvio Pessanha Neto ainda tem como funções ser membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), membro da American Association of Neuromuscular and Electrodiagnostic Medicine (AANEM), membro Fundador da Associação de Neuro-logia do Estado do Rio de Janeiro (Anerj), especialista em Educação Médica pela USP e MBA em Business Management pelo IBMEC.
Ele ainda atua como avaliador do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) e é membro da Comissão de Ensino Médico do Comissão Federal de Medicina, coordenador da Rede de Educação de Médica da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/MEC, coordenador da Comissão de Educação Médica do Cremerj e membro da Comissão Assessora (CAA) de Área de Saúde e Bem-estar do Inep.
Patrocinadores - A noite do show, da próxima quinta-feira, terá o patrocínio do Grupo MPE, Unimed-Campos e Radmed, além do apoio da Empresa Brasil e do Sicoob Fluminense. O apoio de mídia é da Concessionária Águas do Paraíba e o logístico do Palace Hotel e Rogil Tours. O apoio cultural é do Teatro Trianon e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.