Em duas semanas, mais 15 animais silvestres são resgatados em Campos
- Atualizado em 09/09/2024 17:37
De janeiro a julho foram 475 resgates
De janeiro a julho foram 475 resgates / Foto: Divulgação
Mais 15 animais silvestres foram resgatados pelo Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal de Campos. Os resgates aconteceram entre os dias 23 de agosto e 8 de setembro. Nestas duas semanas, foram nove gambás, sendo uma fêmea com filhotes, quatro cobras Jiboias; um lagarto Teiú; e um Jacaré-de-papo-amarelo com cerca de 1,20m de comprimento. De janeiro a julho deste ano, 475 animais silvestres foram resgatados pelo GAM em Campos.

Muitos animais costumam sair de seu habitat natural em busca de abrigo e alimento. Queimadas em áreas de vegetação, seca prolongada e altas temperaturas também têm contribuído para que muitas espécies migrem para áreas urbanas. De acordo com o GAM, os gambás foram resgatados em diferentes bairros, sempre atendendo ao chamado da população. Entre os bairros, estão Centro; Jardim Carioca; Esplanada; e Parque Leopoldina. No Centro e no Parque Leopoldina, os resgates aconteceram em mais de um endereço.

Já as Jiboias foram resgatadas nas áreas externas de condomínios nos bairros Jockey e Alphaville. “No Novo Jockey, o animal de aproximadamente 1metro estava contido em uma caixa e, no distrito de Travessão, foi resgatado no quintal de uma residência”, explicam os agentes do GAM.
Mais de 15 animais resgatados
Mais de 15 animais resgatados / Foto: Divulgação


O resgate do lagarto Teiú aconteceu no interior de uma residência na Penha e do Jacaré-de-papo-amarelo no Aeroporto Bartolomeu Lizandro, onde os funcionários acionaram o GAM. De acordo com as estatísticas do GAM, os gambás e as cobras Jiboias continuam sendo os animais resgatados em maior número, sendo a grande maioria os gambás. Foram 377 animais da espécie resgatados em sete meses. “A jiboia e os gambás são animais não peçonhentos, ou seja, não são venenosos, mas possuem bactérias na saliva e, se morderem, podem causar infecções, necessitando de atendimento médico”, explica Ralph Leandro.

O gerente do GAM reforça a necessidade de acionar o órgão sempre que a população avistar um animal silvestre. “Ao se deparar com qualquer um desses animais, não tentem resgatar por conta própria. Façam vídeos, fotos, liguem para o GAM para que a equipe possa ver o local em que o animal está e pegar as ferramentas adequadas para um resgate de sucesso. Mantenham o animal isolado em um local. Não machuquem e nem matem esses animais, pois são protegidos por lei”, explica o gerente do GAM, Ralph Leandro.

A orientação do GAM e que, ao identificarem os animais silvestres, as pessoas isolem a área e acionem o órgão para o resgate seguro. Em casos como este, os telefones são (22) 98175-0758 (GAM), 153 e o (22)981020185, da Sala de Operações.
Fonte: Secom 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS