Retrofit da área central: silêncio sobre andamento do projeto
Dora Paula Paes - Atualizado em 14/10/2023 08:08
Área central de Campos
Área central de Campos / Foto: Genilson Pessanha
O prazo prorrogado de adesão ao Programa Retrofit da área central de Campos chegou ao fim no dia 30 de setembro. Inicialmente, o prazo teria sido estendido pela baixa adesão dos donos de imóveis na apresentação de projetos para atender o chamamento público da Prefeitura de Campos. O governo segue sem comunicar o andamento do projeto e onúmero de adesões. No entanto, fontes dão conta que na semana que vem há previsão de uma reunião para tratar da questão. Tornar o Centro povoado é a maior expectativa, com prédios fechados tornando-se residências.
A situação do centro histórico de Campos assusta. O número de imóveis fechados é grande e passa uma sensação de abandono. O valor alto do aluguel também é citado como fator por tantos imóveis desocupados. A meta do Retrofit é tornar o centro mais moderno e atrativo, contribuindo para maior movimentação. Quem aderisse ao projetoteria isenção e redução de impostos.
Elaborado pelo urbanista Cláudio Valadares, titular da secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, antes do projeto passar pela aprovação da Câmara Municipal, o prefeito Wladimir Garotinho chegou a apresentar o projeto de retrofitar o Centro a representantes dos setores imobiliário, comercial e da construção civil.
O Programa Retrofit pretende proteger o patrimônio histórico, urbanístico e ambiental do Centro. As intervenções serão para valorizar as potencialidades econômicas, culturais e turísticas. Por ocasião da apresentação do projeto à sociedade civil, o prefeito Wladimir Garotinho disse que esse projeto será um legado “quevamos deixar para toda área central, porque vamos revitalizar todo o centro histórico” e “promover o repovoamento do Centro”.
Muitas lojas estão fechadas
Muitas lojas estão fechadas / Foto: Genilson Pessanha
“É um fenômeno mundial e global: os centros históricos estão migrando para os bairros, porque as cidades vão crescendo e cada região vai criando o seu próprio centro. Mas o Centro de Campos tem toda uma importância histórica, cultural e paisagística e, reativando o mercado imobiliário da área central, vamos trazer de volta o fluxo de pessoas comprando no comércio local, participando de atividades turísticas, culturais e de lazer, e revitalizando essa região tão bonita da nossa cidade”, falou o prefeito.
A Folha pediu informações sobre o projeto à Prefeitura; até o fechamento da edição não recebeu resposta. (D.P.P.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS