Campista Heitor Tinoco é prata em campeonato internacional de natação
O campista Heitor Tinoco, destaque da Equipe Reis e do Flamengo na natação infantil, conquistou mais um importante resultado. Defendendo a Seleção do Estado do Rio de Janeiro, o atleta, de 13 anos, foi medalhista de prata nos 50m livre infantil do tradicional Troféu Chico Piscina, campeonato internacional disputado em Mococa/SP. As eliminatórias e a final da prova aconteceram na última quarta-feira (11).
Classificado com o segundo melhor tempo (25s04), Heitor conseguiu melhorar a sua marca na final. Registrou 24s98, ficando atrás apenas do argentino Urrutia Bautista, que completou os 50m livre em 24s97.
— Essa medalha era o meu sonho — destacou o técnico Luciano Reis, feliz com a conquista do atleta.
Segundo Luciano Reis, uma das marcas da conquista foi a superação, especialmente pelo cansaço. Até Mococa, Heitor Tinoco fez uma viagem de carro que durou 15 horas. “Ele chegou muito cansado e dolorido”, disse o treinador, valorizando a conquista.
Há 27 anos um (a) nadador (a) campista não subia ao pódio no Troféu Chico Piscina. A última havia sido Laura Crespo, que disputou a competição em 1994, 1995 e 1996.
Além dos 50m livre, Heitor Tinoco participou de outras duas provas. Nos 200m livre, quinta-feira (12), não alcançou a final, ficando em 16º nas eliminatórias. Nos 100m livre, foi o 10° colocado. Já no revezamento 4x100 medley masculino, ajudou a Seleção Fluminense a ficar com a quinta posição, nadando junto a Mário Anthony Bianchi, Daniel Pini Neves e Pedro Almeida.
Vencido pela Seleção de São Paulo, o Troféu Chico Piscina reuniu nadadores infantis e juvenis de vários estados brasileiros, além da Argentina e do Uruguai.