Cerca de 300 ciclistas participam da 79ª edição da Prova Ciclística de São Salvador
Cerca de 300 ciclistas de todo o país estiveram presentes na 79ª edição da Prova Ciclística de São Salvador, uma das mais tradicionais do país, que levou competidores de diversos locais ao pódio. Na categoria Elite Masculino, Otávio Gonzeli venceu com um tempo de 2h22min19s; em segundo ficou Igor Molina, com 2h22min20s; e Anderson Getúlio Cordeiro na terceira posição, com 2h22min34s. Na Elite Feminina, Carolina Bilato foi a campeã, com 1h30min07s; seguida por Thayna Araújo de Lima, com tempo de 1h33min54s; e Gabriela de Souza Gonçalves fechou o pódio, terminando a prova em 1h33min54s. Os atletas da Elite Masculino, Elite Feminino e Regional contarão pontos para ranqueamento do Campeonato Brasileiro e Estadual do Rio de Janeiro.
As 32 categorias foram divididas em quatro baterias e tiveram início na Praça do Liceu, percorrendo a Avenida 28 de Março, Rua Tenente Coronel Cardoso e Avenida Hélio Póvoa. Gerardo Maria Ferraiouli, o Patesko, em 1945, idealizou as corridas de bicicletas e, hoje, é uma das provas mais tradicionais do circuito. O evento teve o apoio da Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal de Esportes.
— A minha alegria em poder organizar o evento é imensa. Assisto a essa prova desde os 8 anos, subi 14 vezes no pódio e fui campeão por seis edições. O meu amigo Patesko, quando estava próximo ao falecimento, passou para mim essa responsabilidade e jurei que nunca deixaria esse legado ser interrompido — destacou o ex-ciclista Afonso Celso, organizador do evento.
A inclusão esteve presente com a competição dos cadeirantes, categoria incluída nos tempos de Patesko. “Ter essa modalidade na corrida de São Salvador é um reconhecimento. O esporte é ótimo para a saúde e nosso dia a dia. Nós, que somos cadeirantes, não temos muita oportunidade, então, é muito importante para a gente”, afirmou Rafael Francis de Sousa, atleta de basquete em cadeira de rodas e participante da Prova de São Salvador.