Quatro ciclistas colidem durante a 79ª edição da Prova Ciclística de São Salvador
Fotos: Genilson Pessanha
Quatro competidores que participavam da 79ª edição da Prova Ciclística de São Salvador, na tarde desta terça-feira (6), colidiram durante a corrida. O acidente aconteceu no cruzamento da avenida Alberto Torres com a rua Conselheiro José Fernandes, próximo da Praça do Liceu, onde acontece a largada e chegada da prova, que estava em sua última volta da categoria Regional. De acordo com informações do Hospital Ferreira Machado (HFM), quatro vítimas, dentre elas uma adolescente, deram entrada na unidade e nenhuma apresentou gravidade, sendo três já liberadas por alta médica e uma seguiu em observação e avaliação clínica na Unidade de Decisão Médica, mas foi liberado na mesma tarde.
O ciclista Miguel do Nascimento, de 15 anos, era o atleta mais jovem da categoria Regional e foi um dos envolvidos no acidente, mas não sofreu ferimentos. Ele contou que um dos ciclistas desequilibrou e, em seguida, os outros três acabaram colidindo. "Ele desequilibrou e caiu, aí foi igual a dominó, caiu todo mundo junto", disse o jovem.
O pai de Miguel, Marcos Coutinho, de 50 anos, que também é ciclista e havia competido em outra categoria, estava assistindo a corrida do filho e presenciou o acidente. De acordo com ele, o ciclista que desequilibrou é de Campos. Já o que sofreu ferimentos graves, seria morador de São Francisco de Itabapoana.
Prova
A tradicional Prova Ciclística de São Salvador foi idealizada por Gerardo Maria Ferraiouli, o Patesko, em 1945, e é uma das atrações mais prestigiadas dos Festejos do Santíssimo Salvador. A competição teve 32 categorias e mais de 300 inscritos. Além das disputas convencionais, neste ano, houve uma prova especial para cadeirantes. O percurso aconteceu na avenida Alberto Torres, avenida 28 de Março, rua Tenente Coronel Cardoso e avenida Hélio Póvoa.