Três atletas de Campos disputarão o Mundial de Ironman 70.3 na Finlândia
Campos terá três representantes no Campeonato Mundial de Ironman 70.3, que será disputado nos dias 26 e 27 deste mês, em Lahti, na Finlândia. São eles o campista Christiano Abreu Barbosa, diretor-financeiro da Folha da Manhã; o médico radiologista Reinaldo Ottero, petropolitano radicado em Campos; e a capixaba Stella Furlan, nascida em Piúma, mas residente na planície goitacá desde que se casou com o campista Gabriel Tostes. Os três, inclusive, integram a equipe Domingo Tri, que tem a Folha da Manhã como uma das empresas apoiadoras.
— Geralmente, os triatletas classificados se cotizam e fazem um uniforme comum para estarem representando o Brasil no exterior, e os organizadores dessa parte definem alguns locais como polos de entrega. Poucas cidades no Brasil são polos de entrega, e uma delas é Campos, porque nós teremos três atletas no Mundial. Então, a elite do Ironman 70.3 no Brasil está vendo que Campos está forte nesse cenário — destaca Christiano Abreu Barbosa.
Com etapas classificatórias em vários países, o Campeonato Mundial de Ironman 70.3 é disputado por triatletas que conquistam vagas a partir dos resultados em cada uma delas. Hoje com 49 anos, Christiano disputará o seu quarto Mundial, sendo o terceiro na vertente 70.3, popularmente conhecida como Meio Ironman. Garantiu a vaga em abril, quando foi campeão do Ironman 70.3 Florianópolis na categoria 50-54 masculina (no esporte, é tido como base o ano de nascimento do triatleta, independentemente da idade no momento da competição). Dos Mundiais 70.3 anteriores, foi o quinto melhor brasileiro em 2019, em Nice, na França, e o terceiro melhor em 2022, em Saint George, nos Estados Unidos, alcançando o 217º e o 42º lugares em sua categoria, respectivamente.
Outro que já possui experiência internacional é Reinaldo Ottero, que, assim como Christiano, esteve presente no último Mundial de Ironman 70.3 do ano passado. Pai de gêmeos há cinco meses, ele viu ser ampliado o desafio de conciliar os treinos com os compromissos profissionais e familiares. Ainda assim, encontrou tempo para se preparar, uma vez que está com a vaga conquistada desde agosto do ano passado, na etapa de Maceió.
— Não é fácil conciliar a vida de pai, marido, triatleta amador e médico radiologista. Só com muito amor ao esporte a gente consegue superar as dificuldades para conseguir treinar, sempre com a ajuda dos amigos — comenta Reinaldo, de 46 anos.
Entre esses amigos do esporte está a administradora Stella Furlan, cuja vaga para a competição do final deste mês foi obtida em Florianópolis, na mesma etapa em que Christiano se classificou. Porém, ao contrário dos companheiros de treinamentos, Stella é estreante em Mundiais.
— Estou muito feliz e grata pela oportunidade, e vai ser ainda mais gratificante estar com o Christiano e o Reinaldo, amigos do dia a dia de preparação. Fizemos juntos todo o ciclo de treinos para o Mundial. Falo sempre que eu curto mais os treinos do que as provas, justamente porque muitas vezes não coincidem as provas que vamos disputar. Desta vez, estaremos juntos lá e vai ser bem legal — ressalta Stella, que é oriunda do ciclismo e, no triatlo, compete na categoria para mulheres de 30 a 34 anos.
Marido e sócio de Stella numa empresa de energia solar, o triatleta Gabriel Tostes acompanha a esposa e os amigos na preparação. Inclusive, foi dele a ideia de criar a equipe Domingo Tri, que existe há um ano e três meses. Atualmente, a Domingo Tri conta com patrocínio master da BelEnergy, além de apoio das empresas dos integrantes como sócios, entre elas a Folha.
— Graças a Deus, conseguimos colocar três representantes no Mundial de Ironman 70.3. Eu não me classifiquei, mas venho tentando dar um suporte no estafe e tudo mais. Depois disso, entramos na SantiTreinos, que é a assessoria feita pelos quatro, e começamos a conciliar treinos de natação, corrida e bike, trocando ideias diariamente — explica Gabriel.