A vida de Ícaro Barbosa e a história da Folha em evidência
Foi muito prestigiada e elogiada a 30ª edição da Feijoada da Folha, que reuniu cerca de 900 convidados no último sábado (12), no Rancho Gabriela, em Campos. Lideranças políticas, empresariais e de outros setores da sociedade civil marcaram presença no evento em celebração aos 45 anos da Folha da Manhã, completados em janeiro. Destaque para a homenagem prestada ao primeiro diretor de mídias sociais do jornal, Ícaro Pasco Paes Abreu Barbosa, que faleceu precocemente, em maio, aos 23 anos.
“Ícaro está aqui com a gente!”. Assim definiu o diretor de Redação da Folha, Aluysio Abreu Barbosa, pai do homenageado. Após curto e emocionado discurso, ele apresentou um vídeo de 16 minutos com imagens de Ícaro e depoimentos de familiares, amigos e colegas de profissão. “Generoso”, “responsável”, “inteligente”, “respeitoso”, “amigo” e “alegre” foram alguns dos adjetivos citados nas declarações.
— Não é fácil estar aqui, nem para Dora nem para mim — disse Aluysio, acompanhado no palco pela também jornalista da Folha Dora Paula Paes, mãe de Ícaro. — Esse documentário tem muitas vozes sobre o meu filho. Ele não tem a minha voz, porque eu acho que a minha voz está melhor representada nas palavras das pessoas sobre o meu filho, não na minha visão sobre ele — enfatizou.
Roteirizado por Aluysio, dirigido pelo também jornalista Antunys Clayton, ex-editor-geral da Folha, e produzido por Paulo Marques, profissional da Plena TV, o curta-metragem “Ícaro Voador” reuniu 27 depoimentos. Ícaro foi lembrado pela delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Madeleine Dykeman; o vice-prefeito de Campos e presidente da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), Frederico Paes; o ex-prefeito Rafael Diniz; o presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), Tito Inojosa; o industrial Geraldo Coutinho, proprietário da Usina Paraíso; o empresário Murilo Dieguez, colunista da Folha; o presidente da Associação de Imprensa Campista, Wellington Cordeiro; o gerente da Folha FM 98,3, Cláudio Nogueira; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Campos, Felipe Estefan; os jornalistas Joseli Matias, Rodrigo Gonçalves, Mário Sérgio Júnior, Matheus Berriel, Catarine Barreto, Ingrid Silva, Caroline Pinheiro, Suzy Monteiro, Verônica Nascimento e Rafael Abud; o editor de Arte da Folha, Eliabe de Souza; o repórter fotográfico Genilson Pessanha; o motorista Francisco Carlos da Silva; o comerciante André Pinto e o estudante universitário João Marcelo Coutinho. Entre os familiares, deram depoimentos a mãe de Ícaro, Dora Paula Paes; o irmão, Aquiles Paes; e o tio e padrinho, Christiano Abreu Barbosa.
— Meu maior desejo, hoje, era te encher de beijos. É triste viver sem você, Ícaro, meu filho tão amado, mesmo construído seu castelo dentro de mim, para onde você voltou — disse Dora Paula Paes no documentário.
Ao lado de Christiano e da diretora-presidente do Grupo Folha e avó paterna de Ícaro, Diva Abreu Barbosa, durante a parte final da homenagem, Aluysio e Dora receberam extensa salva de palmas antes de deixar o Rancho Gabriela. Vários espectadores se emocionaram no momento.
Ao lado de Christiano e da diretora-presidente do Grupo Folha e avó paterna de Ícaro, Diva Abreu Barbosa, durante a parte final da homenagem, Aluysio e Dora receberam extensa salva de palmas antes de deixar o Rancho Gabriela. Vários espectadores se emocionaram no momento.
— Agradeço a todos vocês, que prestaram atenção nesse documentário; agradeço à cidade, que abraçou meu filho, e disso eu nunca vou esquecer. Ícaro adorava festa. Fiquem com o espírito dele, mas eu e Dora hoje estamos com o espírito de só apresentar isso e voltar para casa. Obrigado a todos vocês — finalizou o pai de Ícaro.
Encerrada a homenagem, o clima foi de confraternização pela trajetória do Grupo Folha. Além da tradicional feijoada, servida no início da noite, os convidados puderam degustar outros tipos de caldos, petiscos, salgados e aperitivos, disponibilizados pelo bufê Chicri Cheme. A parte de bebidas ficou por conta do chope Barril Cheio, disponibilizado pela cervejaria Trópica, e drinks da Cachaça 7 Engenhos, entre eles, um criado exclusivamente para o evento. Entre as atrações artística, houve apresentações dos DJ’s Rodrigo Bueno e Ricardo Sá, do cantor Rogério Velasco e da Escola de Dança Ronaldo Vasconcelos. Muitos se divertiram com as fotografias em 360º e o Túnel Infinity, que a empresa Forte Telecom disponibilizou para registrar momentos de celebração.
Marcaram presença na Feijoada da Folha os prefeitos de Campos, Wladimir Garotinho, e de São João da Barra, Carla Caputi; o vice-prefeito de Campos, Frederico Paes; o deputado federal Lindbergh Farias, a deputada Carla Machado; e vários ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores de Campos e região, além de empresários de diversos ramos. O bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando Rifan, foi outra presença ilustre.
A 30ª Feijoada da Folha teve patrocínio de Grupo MPE, Empresa Brasil, Forte Telecom e Super Bom; apoio de Grupo Thoquino, Lomatel, Cachaça 7 Engenhos, Femac Móveis, Trópica Brewking Co., Ponto & Vinho, O Fabuloso Quindim, Floricultura São Salvador, Colégio Bittencourt, Vivace, Limport, Rancho Gabriela, Marcelo Perfil, Relux Empreendimentos e Serviços, e Hospital Geral Prontocardio; apoio de mídia da Águas do Paraíba; e participação de Nursing Care. A decoração contou com assinatura de João Ibrahim, e a logomarca do evento foi produzida pelo designer gráfico Zé Ronaldo Araújo, usando diferentes técnicas para chegar a uma arte “forte e contemporânea”.