Maratona de concertos no Trianon neste final de semana em Campos
Dora Paula Paes - Atualizado em 27/07/2024 08:41
Antônio Filho
As Orquestras Sinfônica Juvenil Brasileira, Infantil e Intermediária vão estar no palco do Teatro Municipal Trianon para o grande concerto de encerramento do 3º Encontro de Orquestras da Região Sudeste, em Campos. A apresentação está marcada para às 11h, de domingo (28). Antes, neste sábado (27), o Trianon abre as portas para uma maratona de apresentações a partir das 14h com a mostra de orquestras: David Machado - ORAVI (RJ), Escola de Música da Rocinha, Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo, Orquestra Sinfônica Aprendiz (RJ), Orquestra Nova Sinfonia (RJ) - Agência do Bem e Orquestra da Grota (RJ).
Durante a semana, a música clássica teve espaço em Campos. A luxuosa abertura foi com a Camerata Jovem da Ação Social pela Música do Brasil, na última segunda-feira, na Igreja do Carmo. O público foi contemplado com repertório de obras de Vivaldi, Tchaikovsky e de nomes brasileiros como Carlos Gomes, Clóvis Pereira e Heitor Villa-Lobos.
Antônio Filho

O evento é organizado pela Orquestrando a Vida e pela Ação Social pela Música do Brasil trouxe à cidade cerca de 600 músicos inscritos na imersão musical com talentos excepcionais de toda a região Sudeste do Brasil. A promoção da inclusão social, por meio da arte, foi o ponto de partida.
“O evento tem sido surpreendente. Oficinas, palestras e concertos nos revelam a excelência dos jovens músicos que participam do EOSB. A troca de experiência, entre os músicos, também tem sido proveitosa. Esperamos pelo público neste sábado, a partir das 14h, no Trianon, quando apresentaremos a ‘Mostra de Orquestras’, com seis grupos sinfônicos e, no domingo, às 11h, no ‘Concerto de Encerramento’, que será emocionante”, destaca o diretor geral da ONG Orquestrando a Vida, Jony William.
O Encontro de Orquestras do Sudeste Brasileiro é um festival em que jovens talentos têm a oportunidade de exibir suas habilidades, aprender com grandes professores e inspirar-se na diversidade cultural e artística da região. A programação incluiu apresentações, oficinas, masterclasses e ensaios abertos e permitiu ao público desfrutar de concertos de orquestras juvenis e profissionais, além de interagir com músicos e maestros em momentos de troca e aprendizado.
Antônio Filho

Fórum de gestores - Dentro da programação do 3º Encontro de Orquestras, Campos sediou o 1º Fórum de Gestores, na quarta-feira (24). Os painéis de apresentação de resultados de programas sociais de diversos municípios do Sudeste teve como mediador o coordenador de Articulação do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, Charles Vianna. Representantes de 13 orquestras do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais marcaram presença.
Quanto ao Fórum, Jony William destaca: “O evento tem como meta a criação de uma rede robusta entre os gestores de orquestras sociais, fator essencial para que possamos compartilhar experiências e, principalmente, consigamos ampliar nosso alcance no que diz respeito à inclusão social por meio da música. Com imensa alegria, recebemos companheiros de diversos projetos sociais do Sudeste”.
Progamação 
Sábado - 27/07

- Mostra de Orquestras - Local: Teatro Municipal Trianon

- 14h: David Machado - ORAVI (RJ)

- 15h: Escola de Música da Rocinha

- 16h: Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo (ES)

- 17h: Orquestra Sinfônica Aprendiz (RJ)

- 18h: Orquestra Nova Sinfonia (RJ) - Agência do Bem

- 19h: Orquestra da Grota (RJ)
Domingo - 28/07

Grande concerto de encerramento

ÚLTIMAS NOTÍCIAS