Folha Letras - O inquieto intelectual Arthur Soffiati evoca Mário de Andrade
Dora Paula Paes - Atualizado em 15/05/2024 00:06
Inquieto em sua produção literária, o professor, historiador, ambientalista e escritor, Arthur Soffiati, apresenta seu mais novo livro, de número 42, da sua produção bibliográfica. “Mário de Andrade de perto e de longe” lança Soffiati no universo do escritor que, segundo ele, “foi o intelectual mais organizado do Modernismo e com interesses os mais diversificados”. Soffiati, que também é o intelectual de Campos que tem produção literária vasta e pulsante, se prepara para duas noites seguidas de apresentação de suas obras, nesta semana.

Na quarta-feira (15), seu livro será lançado na sede da Academia Campista de Letras (ACL) e na quinta-feira (16), no espaço Santa Paciência, também templo da intelectualidade campista.

Na ACL, o encontro com o acadêmico Arthur Soffiati será às 19h, na sede da academia, localizada no Parque Doutor Nilo Peçanha, Jardim São Benedito. Já na quinta, acontecerá a noite de lançamento de três de suas obras, no Espaço Santa Paciência, que fica na rua Barão de Miracema, 81, no Centro.
Na noite de lançamentos no Santa Paciência, o escritor estará com três obras: “Mário de Andrade de perto e de longe”, “Drenagem urbana no norte do estado do Rio de Janeiro” e “O cotidiano das mudanças climáticas”.

O livro ‘Mário de Andrade de perto e de longe’ reúne artigos que procuram mostrar as dimensões do intelectual: natureza, filosofias orientais, ficção regionalista, surrealismo e intimismo na literatura, sexualidade...

Quanto à obra “Drenagem urbana no norte do estado do Rio de Janeiro” reúne ensaios sobre Campos, Guarus, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis que enfocam, em perspectiva histórica, projetos e ações relativos ao tema título do livro.

- “O cotidiano das mudanças climáticas” reúne artigos escritos entre 1979 e 2022 sobre a origem e os efeitos das mudanças climáticas no norte-noroeste fluminense e no mundo. O mais antigo escrito data de 1979, ano em que a questão ainda não estava colocada como hoje - revela Soffiati.

No ano passado, com sua incansável produção bibliográfica, Soffiati lançou a obra “Barra do Furado - Natureza e cultura”, reunindo textos que se concentram na singularidade e no significado histórico, econômico e cultural da localidade, que pertence ao município de Quissamã.

Quando comenta sobre sua produção literária, ele destaca que poucos dos seus livros resultam de textos corridos do início ao fim. Ele conta que passou 40 anos da sua vida fazendo anotações, escrevendo artigos acadêmicos e jornalísticos, e planejando livros para concluir depois da aposentadoria. “Acreditei que, depois dela, os livros planejados poderiam ser concluídos. Mas, dois outros limites emergiram com clareza: envelhecimento e morte. Além deles, os planos davam origem a outros. Entendi, então, que deveria reunir o que já escrevera ou que escreveria em livros resultantes de coletâneas, como este e vários outros”, justifica o autor.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS