Cine Darcy, na Uenf, apresenta documentário premiado sobre estações ferroviárias
Dora Paula Paes - Atualizado em 15/05/2024 00:04
Divulgação

O premiado documentário “Entroncamentos: Vida e Memória nas Estações Ferroviárias do Vale do Paraíba”, da Quiprocó Filmes, que aborda a ascensão e o declínio do transporte ferroviário na região do Vale do Paraíba fluminense, será exibido nesta quinta-feira (16), às 19h, no Cine Darcy, cinema universitário da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). A participação é gratuita. Fernando Sousa, um dos diretores do filme e doutorando na Uenf, apresentará o documentário e estará presente para um bate-papo após a exibição.


O Cine Darcy organiza, mensalmente, sessões de cinema gratuitas com o intuito de promover e valorizar o cinema nacional independente. O projeto tem como principal objetivo estimular que o público conheça produções de cineastas brasileiros e incentivar o interesse pelas obras do país.


“O Cine Darcy tem se constituído como uma janela que valoriza e contribui com a difusão do cinema brasileiro independente. Particularmente, no que tange a temática do filme, acredito que teremos muitas conexões com o público de Campos e outras cidades do norte fluminense, haja visto que a região experimentou um amplo desmonte do seu sistema ferroviário. Esse é um debate que abrange e que pode ser pensado a partir de diferentes realidades locais do estado do Rio de Janeiro. É um prazer estar mais uma vez com um filme em exibição no Cine Darcy e espero que tenhamos um ótimo debate”, afirma Fernando Sousa.

Divulgação


“Entroncamentos”, primeiro longa da Quiprocó Filmes, dirigido e roteirizado por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, teve sua estreia internacional no Festival de Buenos Aires; foi exibido no Sydney Australian Film Festival (SAFF); no 46º Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciências Sociais, a ANPOCS; no Festival Visões Periféricas; e no IX Festival Internacional de Cinema em Língua Portuguesa (Lisboa), onde recebeu o prêmio de melhor roteiro na categoria de documentários longa-metragem.

Gabriel Barbosa é doutor e mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com vasta carreira, começou trabalhando no mundo do cinema como Assistente de Direção do curta documentário "Intolerâncias da Fé". Assina a direção, argumento e roteiro dos documentários "Nosso Sagrado", "Nossos Mortos Têm Voz", "Memórias de Aço", "Respeita Nosso Sagrado", "Entroncamentos" e Rio, Negro.
Documentario Rio. Quiproco Filmes, 16_03_22.
Documentario Rio. Quiproco Filmes, 16_03_22. / Elisângela Leite


Já Fernando Sousa é aluno de doutorado do Programa de Pós Graduação em Sociologia Política da UENF. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ), possui Especialização em Sociologia Urbana pela UERJ e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Possui experiência de pesquisa nas áreas de Antropologia e Sociologia. Entre os seus trabalhos assina a direção, roteiro e pesquisa do documentário Nosso Sagrado, Nossos Mortos Têm Voz e Entroncamentos e Rio, Negro, ambos produzidos pela Quiprocó Filmes. É cofundador e diretor executivo da Quiprocó Filmes.

Sinopse: A partir de entrevistas e vasto material de arquivo composto por cine-jornais, fotografias, mapas e litogravuras, o documentário aborda a ascensão e declínio do transporte ferroviário no maior entroncamento da América Latina, no Vale do Paraíba fluminense. Em meio a esses registros heterogêneos e às ruínas das estações ferroviárias, a narrativa é costurada pela experiência dos personagens, suas reminiscências de relações de amizade, afetos, paixões e tensões forjadas nos trilhos do trem.

O Cine Darcy fica no Centro de Convenções da Uenf. A universidade é situada na Avenida Alberto Lamego, nº 2000.
Com informações de assessoria

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS