-
Reunião plenária (Fotos: Rodrigo Silveira)
-
Reunião plenária (Fotos: Rodrigo Silveira)
-
Reunião plenária (Fotos: Rodrigo Silveira)
-
Reunião plenária (Fotos: Rodrigo Silveira)
-
Reunião plenária (Fotos: Rodrigo Silveira)
O Hospital Ferreira Machado (HFM) receberá recursos de emenda participativa no valor de R$ 1,7 milhão para um projeto de climatização de salas. A emenda é do deputado federal Glauber Braga (Psol) e teve seu destino definido nessa sexta-feira (21), em reunião plenária realizada na sede do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos (Siprosep). A climatização da unidade hospitalar foi a única proposta apresentada na plenária.
Ao comentar a emenda participativa, Glauber destacou a necessidade de transparência.“O orçamento público se transformou em algo que precisa ser superado. Essa história de orçamento secreto, as pessoas não sabendo quem é o autor, de onde vem. E o nosso mandato procurou subverter essa lógica”, disse o deputado.
A proposta para a climatização do Hospital foi apresentada e defendida pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges Martins.“Hoje, a gente pode estar pensando que colocar um ar-condicionado no hospital meramente vai trazer um conforto. Não é isso. Vejo estudos científicos mostrando hoje que há aumento da mortalidade do paciente quando ele fica em um ambiente que não está climatizado”, explicou.
O valor da emenda será suficiente para realizar a climatização do hospital. Segundo Gilberto Nunes, superintende de gestão da FMS, a climatização foi orçada pela entidade em R$ 1,4 milhão.
O HFM é o principal hospital de emergência de toda a região Norte Fluminense, sendo o único hospital de nível 3, conforme classificação do Ministério da Saúde. Segundo a proposta escolhida, necessitam de climatização principalmente o centro cirúrgico e a clínica médica, onde ficam, dentre outros, os pacientes vítimas de queimadura. Além dos pacientes, a climatização vai proporcionar um ambiente de trabalho melhor para os profissionais de saúde.