A Faculdade de Medicina de Campos (FMC) sedia, nesta semana, o 9º Congresso Carioca e Capixaba de Educação Médica (COCCEM), promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). A edição deste ano promete ser um marco na história do evento, tendo alcançado um número recorde de inscritos, com a participação de cerca de 800 congressistas.
A programação tem início na próxima quinta-feira (10) com o credenciamento a partir das 12h30. Palestras e mesas-redondas acontecerão ao longo da tarde, culminando na solenidade de abertura oficial às 18h30, no Teatro Municipal Trianon. A cerimônia contará com a apresentação da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino e com a conferência "Responsabilidade Social: qual o papel da Escola Médica?", ministrada pela professora, médica e pesquisadora Ligia Bahia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As palestras, oficinas e apresentações de trabalhos - 130 trabalhos científicos, terão continuidade na sexta-feira (11) e sábado (12).
Realizado bienalmente, o COCCEM é um evento de grande relevância para a área da educação médica, reunindo especialistas em saúde, docentes, preceptores, estudantes e médicos residentes. O congresso consolidou-se como uma importante plataforma para a troca de experiências e a divulgação de inovações no ensino médico, contribuindo significativamente para o aprimoramento das práticas pedagógicas e a constante atualização dos currículos.
Divulgação
A presidente educadora do congresso, professora Eliane Cristina Casimiro Alves Dias — atual coordenadora do Curso de Graduação em Medicina da FMC — destaca os impactos positivos da realização do evento na cidade.
“A escolha de Campos como sede do COCCEM fortalece a posição de destaque da Faculdade de Medicina de Campos como instituição comprometida com a excelência no ensino em saúde. Além disso, oferece à comunidade acadêmica e aos visitantes a oportunidade de acesso a inovações pedagógicas e ao networking com representantes de diversas instituições”, disse.
Com a presença de renomados especialistas e de instituições públicas e privadas dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o COCCEM reafirma a importância crescente da educação médica no Brasil. O tema central desta edição será: “Expansão da Educação Médica: Potencialidades da Interiorização.”
Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido