Rosana fez história ao se tornar a primeira mulher eleita reitora da Uenf e destacou a importância do reconhecimento, não apenas para ela, mas para a instituição que representa.
"Eu recebo com muita humildade essa homenagem, que é uma honra, um orgulho, uma alegria. Junto comigo, quem recebe esse título é a própria Uenf. É um reconhecimento ao trabalho que a Universidade vem fazendo, não só no município de Campos, mas em todo o interior do estado. Então, a minha história aqui em Campos se confunde com a história da Universidade. Eu estou aqui no mesmo tempo que a Uenf, então nós chegamos juntas aqui em Campos. Para mim é um momento de muita alegria. Eu fico muito honrada em receber esse título, que significa muito para mim", afirmou.
Além de ressaltar a trajetória acadêmica e institucional, Rosana também destacou o impacto simbólico de sua presença na reitoria para mulheres na ciência e na gestão universitária.
"Na posição que eu me encontro, a visibilidade e a equidade são coisas importantes. Eu sei que muitas meninas, muitas estudantes, professoras e servidoras se espelham na minha figura como reitora. Eu entendo que isso é um espelho e uma motivação para inúmeras meninas e mulheres que hoje batalham pela educação, inclusive a educação de qualidade", completou.
Nascida no Rio de Janeiro, ela chegou à instituição em 1993, ano de sua fundação, para iniciar o doutorado. Atualmente, é professora associada do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) e integra o Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas. Também faz parte do Conselho Superior da Faperj e do Comitê de Assessoramento da Agronomia no CNPq.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade
Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear
Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora
Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo
Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia