Campanha de Vacinação contra a Influenza em Campos terá início em abril
- Atualizado em 31/03/2025 13:17
Vacinação em Campos
Campos vai iniciar, no dia 7 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Influenza de 2025, com o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus. Este ano, a campanha será realizada em etapa única para os grupos prioritários, que inclui o público-alvo da rotina e do grupo especial. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os locais de aplicação da vacina e horário de funcionamento serão divulgados ainda esta semana.

A meta é imunizar 90% da população alvo da rotina, que são crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, idosos com 60 anos ou mais de idade, cuja estimativa populacional é de 136.837.
Já o grupo especial, que tem público-alvo estimado em 61.176, este ano tem como novidade a inclusão dos trabalhadores dos Correios, incluindo os funcionários da área administrativa.
“Deverão receber a vacina mediante apresentação de documento que comprove o exercício efetivo da função de trabalhador dos Correios”, explica o assessor técnico de Imunização da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Leonardo Cordeiro.

Os demais são: trabalhadores da Saúde; puérperas (até 45 dias após o parto); professores do ensino básico e superior; povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

“O Ministério da Saúde não determina percentual de cobertura na estratégia especial, devendo este grupo ser vacinado em sua totalidade, ou seja 100%, e o registro é feito através de doses aplicadas”, completou Leonardo.

As doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais elencadas para receber a vacina são: doenças respiratórias crônicas; doenças cardíacas crônicas; doença hepática crônica; doenças neurológicas crônicas; doenças renais crônicas; diabetes mellitus tipo I e II em uso de medicamentos; imunossupressão congênita ou adquirida e imunossupressão por doenças ou medicamentos; obesidade grau III; transplantados de órgãos sólidos e medula óssea; e portadores de trissomias (síndrome de Down, Klinefelter, Warkany, entre outras).

São consideradas deficiências permanentes as pessoas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, como limitação motora que causa grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; individuais com dificuldades ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo; incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; deficiência intelectual permanente que limite as suas habilidades habituais como trabalhar, ir à escola, brincar, entre outros.

A vacina contra Influenza contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B (linhagem Victoria). A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os candidatos elegíveis à doação de sangue que tiverem sido vacinados contra Influenza devem aguardar um período de 48 horas após a vacinação.
Com informações da Secom/Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    IFF abre 1.032 vagas para cursos de graduação e técnicos de nível médio supreme

    As inscrições podem ser realizadas até o dia 05 de maio; há vagas para os campi Campos Centro, Campos Guarus, Quissamã e São João da Barra

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Bruno Dauaire de cupido entre Wladimir e Bacellar para 2026

    Secretário estadual de Habitação falou sobre relação entre prefeito de Campos e presidente da Alerj, 2026 e situação do RJ