O festival terá cinco mostras competitivas, num total de mais de 50 filmes, além do Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense. Na programação o Cine Market Goitacá e a homenagem a Zezé Motta. As mostras competitivas serão: Mostra Competitiva Brasileira, Competitiva Internacional, Mostra Zezé Motta (com filmes que abordam questões de gênero, raça e diversidade), KBrunquinhocom filmes infanto-juvenil e a Mostra Olhares da Planície. A premiação será o Troféu Kbrunco, que será moldado do barro pelas mãos das artesãs do projeto Caminho do Barro.
O Cine Darcy, na Uenf, e a Casa de Cultura Villa Maria, já estão confirmados como locações do Festival. A intenção dos organizadores, agora, é conseguir o apoio do Sesc-Rio, para uma das instalações, no caso, a mostra “KBrunquinho”.
Segundo Fernando Sousa, o festival marca um momento histórico para Campos, abrindo portas para novos talentos, impulsionando negócios, gerando empregos, dinamizando a economia regional e fortalecendo a cena cinematográfica local.
- Com o tema “Preservar e Formar para o futuro”, a proposta está sendo forjada em meio a retomada do projeto da Escola Brasileira de Cinema e Audiovisual. A nossa missão é inspirar novas produções, conectar criadores e colocar a cidade de vez no mapa do cinema internacional - destaca o diretor-geral do evento.
Fátima Pacheco, ex-prefeita de Quissamã, e atual representante da Embratur, também trouxe boas notícias para os organizadores. Anteriormente, Sousa já havia conversado com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, na busca de apoio. “Essa iniciativa é histórica ao promover junto com aliados esse festival. Aqui, eu represento o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e estou trazendo a mensagem de que a Embratur será parceira”, disse, destacando que o audiovisual atrai o turista estrangeiro ao Brasil.
Entre as preocupações, os organizadores falam da questão da mobilidade urbana na cidade; questão que, de acordo com eles, terá necessidade de parcerias para acesso aos locais que ocorrerão o festival.
O Festival conta com apoio de mídia da Folha da Manhã e o apoio da empresa Ferroport do Complexo Portuário do Açu (via Lei Rouanet), entre outros.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade
Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear
Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora
Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo
Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia