Estado do Rio antecipa vacinação contra a gripe para quarta-feira
- Atualizado em 27/03/2025 16:27
Vacina contra a gripe
Vacina contra a gripe / Phillipe Guimarães/Ministério da Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) anunciou a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe para a próxima quarta-feira (2 de abril). A partir desta quarta-feira (27), os 92 municípios do estado já podem retirar os frascos para dar início às campanhas de imunização.
A vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B, responsáveis por doenças respiratórias que, em casos mais graves, podem levar à morte. Por isso, o público prioritário foi definido para garantir a proteção das pessoas mais vulneráveis.
O primeiro grupo a ser imunizado inclui crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais de segurança e salvamento e membros das Forças Armadas.
Pessoas com deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e portuário, funcionários dos Correios, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também fazem parte do público prioritário. Além disso, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua também poderão ser vacinados.
A vacinação será feita nos locais indicados por cada prefeitura. Para receber o imunizante, é necessário apresentar um documento original com foto e a caderneta de vacinação, se disponível.
Pessoas com alergia à proteína do ovo não devem tomar a vacina. Quem tem doenças neurológicas ou síndrome de Guillain-Barré deve consultar um médico antes de se vacinar. Em caso de febre recente, a recomendação é adiar a imunização até que o quadro clínico melhore.
A Secretaria de Estado de Saúde acompanha os casos mais graves de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) pelo Painel Monitora RJ, disponível no portal da SES-RJ. Os registros costumam aumentar no inverno, com maior circulação do vírus. Em 2025, até 26 de março, foram notificados 112 casos e seis óbitos por SRAG causada por influenza no estado.
Com informações da Ascom.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    IFF abre 1.032 vagas para cursos de graduação e técnicos de nível médio supreme

    As inscrições podem ser realizadas até o dia 05 de maio; há vagas para os campi Campos Centro, Campos Guarus, Quissamã e São João da Barra

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Bruno Dauaire de cupido entre Wladimir e Bacellar para 2026

    Secretário estadual de Habitação falou sobre relação entre prefeito de Campos e presidente da Alerj, 2026 e situação do RJ