Macaé conquista 1º lugar no ranking de efetividade entre as 184 delegacias do Estado
- Atualizado em 24/03/2025 18:40
A 123ª DP ficou em 1º lugar na resolução de crimes com a nota de 98,8%
A 123ª DP ficou em 1º lugar na resolução de crimes com a nota de 98,8% / Foto: Rui Porto Filho/ Secom Macaé
Das 184 Delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, a 123ª DP, em Macaé, ficou em primeiro lugar na resolução de crimes, com a nota de 98,8% e conceito AAA, no ranking de efetividade das delegacias do estado. As ações de integração entre as forças de segurança do estado e do município, nos últimos anos, apontam ainda para uma queda em diversos índices de criminalidade, principalmente nos homicídios., reforçando a confiança da população e de investidores no município.
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, parabenizou a equipe da 123ª DP pelo brilhante trabalho e reforçou a evolução da área de segurança pública.
“Em 2020 a cidade estava entre as seis mais violentas do Brasil e com muito trabalho em conjunto com a Polícia Militar, Ministério Público Estadual, Polícia Federal, Guarda Municipal, Mobilidade Urbana, já vínhamos colhendo índices positivos no que diz respeito à segurança pública. Nossa cidade já alcançou, por três vezes consecutivas, no índice medido pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), o título de melhor no quesito combate à criminalidade e diminuição de violência do estado”, frisou.
O delegado da 123ª DP, Pedro Emilio, explica que a Secretaria de Polícia Civil lançou um novo sistema de Avaliação Global da produtividade e performance das delegacias e, nesta primeira análise, a Delegacia de Macaé obteve quase nota máxima.
Delegado Pedro Emílio Braga
Delegado Pedro Emílio Braga / Rodrigo Silveira
“Recebemos com muita felicidade e muita honra a notícia de que no lançamento deste novo ranking estamos em primeiro lugar. Estamos vivendo nos últimos anos uma redução de criminalidade na cidade, que é fruto não somente das ações da Polícia Civil, mas também da atuação da Polícia Militar e instituições municipais que colaboram com esse ecossistema saudável que conseguimos construir aqui nessa gestão”.
O delegado ressalta que foi possível demonstrar uma relação de causa e efeito, através desse sistema de medição de produtividade e avaliação.
“Isso mostra que a gestão como um todo consegue entender quais são os produtos institucionais a serem entregues pela Polícia Civil. Sem dúvida, tivemos dentro de uma relação de austeridade administrativa uma grande produtividade investigativa, com êxito em mais de 100 investigações que são concluídas por mês na nossa delegacia. Além disso, tivemos a segunda maior produtividade operacional do Rio de Janeiro em 2024”, ressaltou Pedro Emílio, acrescentando que esses números somados à austeridade administrativa imprimida e, sobretudo, o motivacional da equipe e o engajamento, conduziram esse resultado que trouxe muito orgulho para todos", frisou.
Dados da Prefeitura de Macaé: 
Após a implementação de políticas públicas integradas na área de segurança no município, as estatísticas confirmam a redução no saldo de criminalidade. De acordo com o comparativo de dados de 2023 e 2024, houve uma redução nos índices de criminalidade: queda de 51,4% nos casos de letalidade violenta (homicídios); 72,6% nos roubos de veículos; 46,4% nos roubos de rua; e 50% nos roubos de carga.

Em relação a janeiro de 2024 e o mesmo período de 2025, os números foram: redução de 83% dos casos de homicídio; 33% de roubo de veículos; 85% de roubos de rua; 50% de roubos a estabelecimento comercial; e roubo de carga, nenhum caso registrado.

O prefeito avalia que o incentivo da prefeitura ao entregar a construção do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, inaugurado em julho de 2023, e o pagamento de policiais militares diariamente nas ruas de Macaé, por meio do Programa Estadual de Integracao na Seguranca (Proeis), foram importantes para a melhoria da segurança na cidade.

Políticas Públicas
A atuação da Guarda Municipal é essencial para a transformação da segurança pública na cidade. A prefeitura investiu na ampliação do efetivo, na modernização de equipamentos e na capacitação contínua dos agentes. A integração da Guarda com as demais forças de segurança tem garantido uma resposta mais rápida às ocorrências, fortalecendo o policiamento preventivo e comunitário.

Além do investimento direto nas forças policiais, a administração municipal adotou medidas urbanísticas para reforçar a segurança. A melhoria da iluminação pública, por exemplo, reduziu consideravelmente a criminalidade em áreas antes vulneráveis, aumentando a sensação de segurança da população. O monitoramento por câmeras de vigilância, integrado a um centro de operações, também tem sido fundamental para a prevenção e repressão de delitos.
Fonte: Secom Macaé 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Familiares mobilizam campanha para arrecadar doações para a campista Letícia Muylaert

    Jovem mãe de 30 anos enfrenta desafios após complicações de saúde; ela precisou amputar os braços e as pernas após uma sepse

    Detenta de 19 anos é encontrada morta no presídio feminino de Campos

    De acordo com a Seap, Vanessa Jesus de Almeida, que era moradora de Macaé, estava no isolamento do presídio por suspeita de tuberculose; neste domingo, presas atearam fogo em colchões após demora na retirada do corpo pelo rabecão

    Wladimir anuncia que Juninho Jubiraca e Luciano RioLu vão assumir mandatos na Câmara

    Prefeito convenceu um vereador do PP e outro do PDT a assumir secretarias na Prefeitura, abrindo espaço para os suplentes

    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é internado no HFM

    A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"

    Ex-zagueiro Sivaldo, ídolo do Americano, morre aos 63 anos

    Ex-atleta jogou na década de 80; não há informações sobre a causa da morte