Moradores solicitam retirada do Centro Pop no Parque Conselheiro Tomaz Coelho
Hevertton Luna - Atualizado em 22/03/2025 07:34
Moradores reclamam do abandono do Parque Conselheiro Tomaz Coelho
Moradores reclamam do abandono do Parque Conselheiro Tomaz Coelho / Rodrigo Silveira
Os moradores do Parque Conselheiro Tomaz Coelho, nas proximidades do Fórum de Campos e da Câmara dos Vereadores, estão reivindicando a retirada do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), localizado na Rua Baronesa da Lagoa Dourada. No abaixo-assinado, que já conta com 488 assinaturas, os moradores relatam um clima de medo e apreensão devido ao aumento de roubos, invasões, uso de drogas e brigas na região.
Érica Viana, responsável pelo requerimento, afirmou que a presença do equipamento municipal intensificou a insegurança na área. “O pedido é uma ferramenta essencial para dar consistência e fundamentação às notificações que pretendemos realizar às autoridades públicas. Ele serve como um registro coletivo da voz da comunidade e demonstra a urgência de soluções que equilibrem o bem-estar social com a segurança de todos”, declarou Érica.
Terreno vazio se transforma em banheiro público no Parque Conselheiro Tomaz Coelho
Terreno vazio se transforma em banheiro público no Parque Conselheiro Tomaz Coelho / Rodrigo Silveira
Maressa Pessanha, psicopedagoga e moradora do bairro há 33 anos, relatou que já presenciou pessoas defecando e mantendo relações sexuais nas calçadas. Ela também contou que sua casa foi invadida duas vezes em fevereiro. “Com base nas imagens, conseguimos identificar os responsáveis pelos furtos, que frequentavam o centro para as refeições”, complementou Maressa. Segundo ela, os casos foram registrados em boletins de ocorrência.
Em nota oficial, Secretaria Municipal Desenvolvimento Humano e Social, responsável pelo Centro Pop, afirmou que há previsão de mudança do centro de acolhimento da Rua Baronesa da Lagoa Dourada para outro endereço.
“Nosso objetivo com o abaixo-assinado não é criticar ou desmerecer o trabalho já realizado pela Prefeitura de Campos, mas sim unir forças com as autoridades para buscar alternativas que melhorem a convivência e o bem-estar de todos, incluindo as pessoas em situação de rua.”, concluiu Érika.
A Secretaria Municipal Desenvolvimento Humano e Social, em nota, explica a situação do Centro Pop do Parque Conselheiro Tomaz Coelho.

"Existe a previsão de mudança do endereço de funcionamento do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). A mudança será com o objetivo de se enquadrar ao Plano, já que foram realizados levantamento e diagnóstico dos prédios e espaços públicos ocupados para promover a integração de serviços e a economicidade", diz trecho da nota.

Vinculado à SMDHS, o Centro Pop atende pessoas em situação de rua no município e realiza diariamente abordagens, ainda informa a pasta. Durante esse procedimento, são ofertadas vagas em acolhimentos municipais, retirada de documentos, serviços de saúde, entre outros serviços. Em 2024, mais de 5.500 ações de abordagens sociais nas ruas da cidade foram realizadas pelas equipes do Centro Pop.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Familiares mobilizam campanha para arrecadar doações para a campista Letícia Muylaert

    Jovem mãe de 30 anos enfrenta desafios após complicações de saúde; ela precisou amputar os braços e as pernas após uma sepse

    Detenta de 19 anos é encontrada morta no presídio feminino de Campos

    De acordo com a Seap, Vanessa Jesus de Almeida, que era moradora de Macaé, estava no isolamento do presídio por suspeita de tuberculose; neste domingo, presas atearam fogo em colchões após demora na retirada do corpo pelo rabecão

    Wladimir anuncia que Juninho Jubiraca e Luciano RioLu vão assumir mandatos na Câmara

    Prefeito convenceu um vereador do PP e outro do PDT a assumir secretarias na Prefeitura, abrindo espaço para os suplentes

    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é internado no HFM

    A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"

    IMTT instala mais 50 pontos de fiscalização eletrônica em Campos

    A sinalização será iniciada nesta quinta-feira em 25 cruzamentos da cidade, em ambos sentidos das avenidas 28 de Março e Pelinca, além da rua Gil de Góis