A nova sede da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos será inaugurada no dia 17 de março, às 15h. A data e o horário da cerimônia foram oficializadas em um convite assinado pelo reitor, Antonio Claudio da Nóbrega, e pela diretora da unidade, Ana Costa. A construção, nas imediações da XV de Novembro, foi iniciada em 2012. A retomada e conclusão da obra contou com apoio suprapartidário no Congresso Nacional. Atual prefeito de Campos, Wladmir Garotinho (PP) era deputado federal e capitaneou o movimento. Nesta quinta-feira (26), Wladimir vai ao bloco A da nova UFF, às 11h30, para uma cerimônia de entrega do “Habite-se”, documento que atesta que uma obra foi concluída e atende aos requisitos legais.
— É um procedimento normal, administrativo. O que muda é que prefeito preferiu ir até o novo prédio para me entregar esse documento. Até a inauguração, todos os espaços estarão equipados para o início das aulas — informou a diretora Ana Costa, que nesta semana se reuniu com Wladimir para falar sobre a inauguração do campus.
O projeto do novo campus prevê a construção dos blocos A e B, com sete andares cada um. O bloco A chegou a ser inaugurado em dezembro de 2023. São 36 salas de aula, 28 gabinetes de professores, 11 laboratórios, uma biblioteca, um auditório, diretórios acadêmicos e administração. Os prédios têm, ainda, elevadores e escadas de incêndio.
Para que a obra avançasse, a universidade chegou a ser contemplada por emendas de bancada de deputados federais. Uma no valor de R$ 20 milhões para a conclusão do primeiro bloco e mais R$ 18 milhões para o segundo prédio. Para conseguir a verba necessária, a emenda foi articulada por um esforço suprapartidário de coleta de assinaturas de 15 deputados federais do estado do Rio de Janeiro. Essa iniciativa foi organizada, na época, pelo deputado Wladimir
Além do então deputado Wladimir, a captação desses recursos contou com o apoio de Chico D’Ângelo, Talíria Petrone, Hugo Leal, Clarissa Garotinho, Alessandro Molon, Benedita da Silva, Jandira Feghali, Marcelo Freixo, Paulo Ramos, Christino Áureo, Flordelis dos Santos de Souza, Glauber Braga, Sargento Gurgel e Márcio Labre.