Três pesquisas apontam alta desaprovação do governo Lula
26/02/2025 17:40 - Atualizado em 26/02/2025 18:13
Presidente Lula
Presidente Lula / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Três pesquisas apontam alta desaprovação do governo Lula (PT). O levantamento feito pela Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (26), aponta que a reprovação do 3º governo do presidente ultrapassa os 60% em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já a Paraná, também divulgada nesta quinta, mostra que a desaprovação no estado de SP chega a 63,1%. Outra pesquisa, a CNT/MDA, divulgada nessa quarta (25), mostrou que a avaliação negativa de Lula bateu recorde neste mandato e atingiu 44%. Os números foram analisado pelo geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE, William Passos.
Quaest/Genial
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 6.630 brasileiros, de 16 anos ou mais, entre os dias 19 e 23 de fevereiro, nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos em sete estados, com exceção de SP, cuja margem é de 2 pontos para mais ou para menos.
Em SP, a desaprovação de Lula aumetou 14 pontos, de 55% em dezembro de 2024, para 69% no levantamento desta quinta. A aprovação caiu de 43% para 29%. No estado, foram ouvidas 1.644 pessoas.
Já no RJ, 64% dos entrevistados desaprovaram a gestão do presidente, enquanto 35% aprovaram. Mil e quatrocentas pessoas foram ouvidas.
No estado de Minas, a desaprovação do governo é de 63%, um aumento de 16 pontos em relação aos 47% de dezembro do ano passado. A aprovação caiu de 52% para 35%.
Na Bahia, 51% desaprovam e 41% aprovam o governo. Um crescimento da avaliação negativa de 18 pontos e queda de 19 pontos na positiva. Assim como na Bahia, Pernambuco é outro estado em que a desaprovação supera a aprovação pela 1ª vez: 50% contra 49%, dentro da margem de erro, que é de 3 pontos para mais ou menos. Em dezembro de 2024, a desaprovação era de 33%, aumento de 17 pontos para a pesquisa desta quarta, enquanto a aprovação era de 66% e sofreu queda para 49%, recuo de 16 pontos.
No Paraná, o aumento da desaprovação de Lula foi de 15 pontos. Está em 68%, contra 53% no levantamento feito em dezembro do ano passado. A aprovação caiu 14 pontos: é de 30%, enquanto registrava 44% na última pesquisa.
A Quaest realizou pela primeira vez a pesquisa no Rio Grande do Sul. Lá o resultado indicou indica desaprovação de 66% dos entrevistados com o trabalho de Lula, já 33% aprovam o seu terceiro mandato.
Em Goiás, a desaprovação ao governo Lula subiu 14 pontos entre os entrevistados. De 56% em dezembro de 2024 para 70%. Enquanto a aprovação caiu 13 pontos: de 41% para 28%.
Paraná Pesquisas
O Instituto Paraná Pesquisas mostrou que a desaprovação ao governo do presidente Lula chega a 63,1% no Estado de São Paulo. O 3º governo é aprovado por 34,1% dos paulistas entrevistados - uma diminuição de 8,3 pontos porcentuais em relação ao último levantamento. Já 2,8% não souberam ou não responderam.
As opiniões dos que consideram a gestão "ruim" ou "péssima" também aumentou no Estado: foi o caso de 53,5% dos entrevistados, contra 45,5% na pesquisa passada, de novembro. Já 22,5% dos entrevistados consideram o governo "bom" ou "ótimo", uma queda de 8,5 pontos porcentuais. Outros 22,4% disseram considerá-lo regular, e 1,6% não soube ou não respondeu.
O Instituto ainda mostrou que, entre eleitores do Estado de SP, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a preferência de voto, registrando 40,8% de menções no cenário estimulado. O ex-presidente está em vantagem contra o presidente Lula no Estado, citado por 26,6% dos eleitores paulistas.
CNT/MDA
Em nível nacional, a reprovação ao governo Lula também foi apontada na pesquisa CNT/MDA. A gestão atingiu a pior marca desde janeiro de 2023, classificada como "péssima" por 32% dos entrevistados e "ruim" por 12%. As avaliações "péssimo" e "ruim" somaram 44%, crescimento de 13 pontos porcentuais desde a rodada anterior do levantamento, também em novembro de 2024. A pesquisa conduziu entrevistas presenciais em 137 municípios do país, entre os dias 19 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Análise
Para o geógrafo William Passos, as pesquisas mostram que Lula vive seu pior momento dentre os três governos. "As três pesquisas divulgadas aprofundam o diagnóstico de que Lula vive o seu pior momento considerando os três mandatos presidenciais. Uma das principais explicações é a alta dos alimentos, que impacta diretamente no bolso dos mais pobres, esvaziando o carrinho do supermercado e deixando a renda destas pessoas cada vez mais 'curta'. Isso acaba alimentando a percepção de que o país não vive um bom momento e de que talvez uma mudança seja necessária na condução do Executivo federal. Também impacta na expectativa quanto ao futuro, alimentando a crença de que, com a permanência de Lula na presidência, a vida não vai melhorar. Com isso, neste momento, Lula se torna eleitoralmente menos competitivo para 2026. Entretanto, é importante ponderar que as pesquisas, neste momento, captam muito mais os cenários de avaliação de governo do que de intenção de voto, o que significa que poderemos ter alterações sensíveis daqui até a reta final, inclusive com o retorno do fortalecimento da viabilidade eleitoral de Lula", comentou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Mulher é encontrada morta após desaparecimento em Campos

    Familiares e amigos fizeram uma campanha após o desaparecimento

    Morre Adilson Gebara, jovem que sofreu AVC e estava internado em Campos

    Ele tinha 28 anos e faleceu nesta quinta-feira (17); o velório será às 14h e o sepultamento às 16h no Campo da Paz

    Motociclista morre e mulher fica ferida após acidente em Campos

    Ela foi socorrida em estado grave para o Hospital Ferreira Machado

    Moradora de Donana, em Campos, faz vaquinha para custear internato de medicina

    Aluna do 9º período, Tainá Gleice estuda em Itaperuna; estudante tem dívidas acumuladas de aproximadamente R$ 120 mil

    Caminhoneiro morre em grave acidente na Baixada Campista

    O caminhão de cana tombou na pista e o motorista ficou preso nas ferragens; acidente aconteceu nesta sexta-feira (18)