"Encontrei bastante preconceito pelo caminho, não só por ser mulher, mas também pela pouca idade. Já cheguei a liderar funcionários que tinham a idade do meu pai, em equipes de 300 pessoas. Infelizmente, muitos homens têm dificuldade de lidar com isso. Mas não tem jeito, é preciso se posicionar, ter um psicológico forte para enfrentar críticas e, com o tempo, criamos resistência", relembra.
Pós-graduanda em gestão de obras civis, Isis Sousa é a responsável pela supervisão da construção do empreendimento que vai erguer 423 moradias na Favela do Lixão, em Duque de Caxias. Entrou na área superando o estereótipo de que "não deveria estar em um ambiente cheio de homens".
"Felizmente, nunca aconteceu de um funcionário me desrespeitar, mas sei que nesse meio é necessário saber se impor, tratar todos bem sem perder a postura de chefe e líder. Nós, mulheres, temos muita capacidade para exercer a função de engenheira, pois somos fortes, inteligentes, organizadas e responsáveis", pontua a engenheira, que nasceu e cresceu em Realengo.
Isis aproveita ainda para deixar um recado para as futuras colegas que serão selecionadas: "não vai ser fácil a caminhada, então é preciso se dedicar ao máximo com cursos, pós-graduações e afins. O mercado mudou muito ao nosso favor, então não desistam dos seus sonhos, porque aos poucos conseguimos nosso lugar, tornando nossa presença natural e sendo notadas pelo nosso trabalho", conclui a engenheira civil.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BLOGS - MAIS LIDAS
A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso
O posto fica localizado na Avenida 28 de Março com Avenida José Alves de Azevedo, no Centro; A plataforma P-26 ficou à deriva após se soltar do terminal T-Mult, por conta dos fortes ventos em São João Barra
O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local
Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas
Agentes da 134º Delegacia de Polícia apreenderam dois carros, joias, cartões de crédito, armas e munições na residência da suspeita, no bairro Alphaville