Oitavas de final da Copa começam neste sábado e vão até terça-feira
Matheus Berriel - Atualizado em 03/12/2022 08:47
Confrontos das oitavas de final
Confrontos das oitavas de final / Arte: Eliabe de Souza
Encerrada a fase de grupos, já começam neste sábado (3) as oitavas de final da Copa do Mundo, no Qatar. Holanda e Estados Unidos jogam no estádio Internacional Khalifa, enquanto Argentina e Austrália duelam no Ahmad Bin Ali. No domingo (4), será a vez de França x Polônia, no estádio Al Thumama, e Inglaterra x Senegal, no Al Bayt. A segunda fase ainda tem Japão x Croácia e Brasil x Coreia do Sul, na segunda-feira (5), Marrocos x Espanha e Portugal x Suíça, na terça (6). As partidas acontecem às 12h e 16h, respectivamente, pelo horário de Brasília.
Dos jogos que ocorrem neste fim de semana, os de domingo são os que prometem maior equilíbrio. Neste sábado, embora longe de ter o futebol brilhante dos áureos tempos de Johan Cruyff e companhia, a Holanda conta com mais uma boa atuação de Gakpo para vencer os Estados Unidos. Com apenas 23 anos e três gols já marcados nesta Copa, ele é um dos artilheiros, junto ao equatoriano Valencia, o inglês Rashford, o francês Mbappé e o espanhol Morata. Ao marcar contra o Qatar, pela terceira rodada, igualou um feito de Cruyff, que balançou as redes três vezes no único Mundial que disputou, em 1974, quando foi o melhor jogador da competição e liderou a Laranja Mecânica na campanha do vice-campeonato.
Igualmente favorita no seu confronto é a Argentina, que se recuperou da estreia com derrota para a Arábia Saudita e avançou na liderança do Grupo C. Embora não tenha marcado diante da Polônia, na última quarta-feira (30), o líder dos hermanos é Lionel Messi, com dois gols já anotados em solo qatari.
No domingo, França e Polônia farão um confronto europeu, com a atual campeã do mundo querendo mostrar que, tendo o time titular em campo, será sempre favorita. Destaque para Mbappé, um dos jogadores poupados no primeiro tempo da derrota por 1 a 0 para a Tunísia, com os franceses já classificados. Quando entrou, junto a Griezmann, Rabiot e outros, o veloz atacante foi um dos responsáveis pela melhoria francesa na partida.
Dona do futebol mais envolvente da primeira fase nos jogos contra Irã e País de Gales, mas segurada pelos Estados Unidos no empate sem gols pela segunda rodada, a Inglaterra chega ao mata-mata querendo mostrar que tem potencial para buscar o seu segundo título. De cara, vai enfrentar o atual campeão africano, Senegal, que conseguiu eliminar o Equador no Grupo A mesmo sem ter na Copa o seu principal jogador, Sadio Mané.
Brasil e Croácia, na segunda-feira, Espanha e Portugal, na terça, também terão que transformar o favoritismo em gols se quiserem continuar vivos no Mundial, até o momento marcado por muitas “zebras”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Com presença de Lula, novo prédio da UFF Campos é inaugurado

    Cerimônia contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, a deputada federal Benedita da Silva, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, entre outras autoridades

    Morre Giannino Sossai, jornalista e radialista

    O profissional de imprensa estava internado em uma unidade de saúde de Campos por causa de uma pneumonia

    Apoiadores de Lula e Bolsonaro trocam provocações após inauguração do prédio da UFF

    No final do evento, manifestantes esperavam com cartazes e gritos contra o presidente Lula e pedindo anistia aos condenados pela invasão aos prédios dos três poderes, em 8 de janeiro de 2023

    Militantes preparam recepção para o presidente Lula em Campos

    Uma carreata deve acompanhar a comitiva do presidente, do aeroporto até a UFF

    Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR 101, em Campos

    Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido