Campos ganhará, no primeiro trimestre de 2026, o Alameda Mall, que será localizado em um ponto estratégico na Avenida Aires de Souza (confira no mapa abaixo), no Parque dos Rodoviários. A Aires de Souza é a avenida que se inicia ao lado da BR-101 e passa entre o Partage Shopping e o Recanto das Palmeiras, ligando a diversos condomínios de alto padrão daquele bairro, como Athenas, Parthenon, Royal Boulevard, Damha e Nashville.
O Alameda Mall é um open mall, conceito criados nos anos 80, nos EUA, para projetos arquitetônicos de centros comerciais com área comum em céu aberto e lojas dispostas lado a lado, em uma estrutura linear ou geralmente em forma de "L" ou "U", com estacionamento na frente. Têm como pontos fortes a conveniência e o fácil acesso.
Open Mall, também chamado de street mall ou strip mall, é um conceito comum nos EUA e em países ocidentais, mas que chegou com força no Brasil mais recentemente. Cerca de 79% dos open malls do país possuem menos de 10 anos de existência, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls), em parceria com a Brain.
Em Campos, o conceito voltou com força e há vários projetos em curso. Um open mall tem grande redução de custos de manutenção e de ocupação, pois aproveita a luz e a ventilação naturais, gerando condomínios de custo baixo. São voltados para o consumo "one stop shop" (compras em 1 parada), onde raramente o consumidor demora mais do que 1 hora no mall.
Serão 21 lojas, de tamanhos variados, e 2,1 mil m² de área construída, com vagas de estacionamento para 96 veículos, sendo 54 para carros. O projeto é do arquiteto Tomaz Teixeira. As lojas serão somente para locação, como manda o manual dos bons centros comerciais.
O empreendimento é de empresas de grande credibilidade no mercado, Melo Teixeira, da família do arquiteto Ricardo Paes Teixeira; e Empreender Engenharia, do empresário Guilherme Chacur. As duas empresas, em parceria, serão responsáveis pela construção e incorporação.
As obras estão em andamento, com previsão de finalização em dezembro. A projeção é de inauguração no primeiro trimestre, com possibilidade de ocorrer em janeiro. O lançamento oficial ocorrerá em breve.