Nova fase da Operação Scepticus cumpre mandados em Carapebus e Campos
31/07/2020 21:22 - Atualizado em 03/08/2020 18:24
PF no dia 9 de junho no sítio da prefeita de Carapebus
PF no dia 9 de junho no sítio da prefeita de Carapebus
Nesta sexta-feira (31), o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal deflagraram a 2ª fase da Operação Scepticus, que apura fraudes em licitações no Fundo Municipal de Saúde de Carapebus. De acordo com o MPF, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em endereços de Carapebus e Campos. Além disso, foram apreendidos medicamentos, equipamentos de proteção individual (EPIs), materiais de limpeza e correlatos para a realização de perícia pela Polícia Federal. A 1ª fase da operação aconteceu em 9 de junho e cumpriu mandados no sítio da prefeita de Carapebus, Christiane Miranda, e em diferentes estados e cidades do Rio de Janeiro. 
A investigação conjunta realizada pelos órgãos de fiscalização e controle identificou indícios de fraude em dispensas de licitação realizadas para aquisição de medicamentos, EPIs, testes rápidos para detecção da covid-19, locação de equipamentos e insumos hospitalares e na contratação de empresa para montagem de hospital de campanha.
Dentre os indícios verificados estão: escolha de empresas antes da instauração de processos de licitação; empresas com sede em endereços residenciais, sem empregados e bens; contratação de fornecedor que possui vínculo familiar com servidor lotado na Secretaria de Saúde; apresentação de propostas de cobertura e processos de dispensa de licitação.
A soma de recursos públicos envolvidos nas dispensas de licitação investigadas alcança a cifra de aproximadamente R$ 5,1 milhões.
“Scepticus é uma palavra de origem latina que significa ceticismo, traduzindo a falta de crença nas ações de combate à covid-19 dos agentes públicos e empresários investigados”, detalhou o procurador da República Fábio Sanches. 
No dia 9 de junho, 25 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Prefeitura Municipal de Carapebus, Secretaria Municipal de Saúde e Fundo Municipal de Saúde, além de endereços de empresas e pessoas físicas situados nas cidades de Carapebus, Duas Barras, Campos, São João da Barra, Itaperuna, Macaé e Armação de Búzios, no Rio de Janeiro, e Vitória (ES). 
Fonte: MPF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Militantes preparam recepção para o presidente Lula em Campos

    Uma carreata deve acompanhar a comitiva do presidente, do aeroporto até a UFF

    Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR 101, em Campos

    Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido

    Com presença de Lula, novo prédio da UFF Campos é inaugurado

    Cerimônia contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, a deputada federal Benedita da Silva, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, entre outras autoridades

    Felipe Melo visita CT e confirma projeto de reestruturação no Americano

    Representante do grupo Boston City, Renato Valentim também esteve presente

    Luto no samba com falecimento de Dadá do Parque Aurora

    Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora