Chuvas nas cabeceiras de afluentes elevam nível do Paraíba em Campos
Verônica Nascimento 05/02/2020 20:26 - Atualizado em 13/02/2020 15:40
Cota subiu rapidamente em 24 horas
Cota subiu rapidamente em 24 horas / Isaías Fernandes
O Paraíba do Sul subiu de 6,83 metros para 7,52m em Campos, entre essa terça (4) e quarta-feira (5). A cota normal é de 5,80 metros. Segundo a Defesa Civil Municipal, mais água deve chegar nas próximas horas, mas a situação não é preocupante. Também há previsão de chuvas para os próximos dias. Em Campos, a previsão é de 30mm para esta quinta (6). No Noroeste Fluminense, deve chover 60mm, mas a Defesa Civil Regional, que mantém o estado de alerta para desastres, também informou que o quadro está sob controle.
O aumento do nível do Paraíba já era esperado, conforme informou o coordenador da Defesa Civil, major Edison Pessanha. “Choveu muito na Zona da Mata mineira e foi muita água para os afluentes, inclusive os rios Pomba e Carangola, que contribuem também para elevar o nível do Muriaé. Mas não há nada para justificar maiores preocupações, porque a situação em Três Vendas está controlada”.
Mesmo com a previsão de 60 mm de chuvas para esta quinta, no Noroeste, que acaba refletindo em Campos pelo rio Muriaé, Pessanha tranquiliza a população. “No momento, estamos monitorando o montante e não muito com o que se preocupar, porque a Defesa Civil está alerta à comunidade de Três Vendas. O aumento do Paraíba, agora, já esperado em decorrência do acúmulo no montante. Mas o rio já chegou a subir, rápido, a 9m e baixar, também rapidamente, 2m. Isso desafogou o Muriaé. Se fosse tudo concomitante, seria difícil para controlar e a localidade ainda estaria alagada, com o risco de romper outros pontos”, explicou o major.
Sem a preocupação, no momento, com o nível dos rios em Campos, a Defesa Civil diz que, o próximo passo será o conserto do dique da Boianga, rompido pelas águas do rio Muriaé no último dia 28.
— Fizemos os reparos necessários, mas aguardamos o conserto definitivo do dique, reposição e reforço. O setor de Engenharia do comando Militar do Exército esteve no local, vistoriou o dique e, inclusive, o prefeito Rafael Diniz está em Brasília, e deve ser reunir com autoridades amanhã (quinta) a esse respeito para, junto com a Procuradoria do Município, trazer uma meta para a gente, um cronograma de quando a obra será concluída, o que depende inclusive de uma ação do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura), para que possamos dar uma resposta à população e não tenhamos de fechar de novo o local — concluiu Pessanha.
Região – A previsão de 60mm de chuvas para esta quinta-feira no Noroeste Fluminense também não causa alarde à Defesa Civil Regional. “Continuamos em alerta para chuvas e cheias e os rios continuam com o nível um pouco acima do normal, mas é uma previsão e um rio não sobe, de uma hora para outra, a ponto de transbordar; vai juntando água até que transborda. Assim, estamos acompanhando, junto com equipes do Monitoramento de Desastres do Rio de Janeiro, e, se realmente confirmar a previsão, a gente está atento para o caso de ser necessário alertar a população”, detalhou o coordenador regional da Defesa Civil, tenente-coronel Joelson Oliveira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Militantes preparam recepção para o presidente Lula em Campos

    Uma carreata deve acompanhar a comitiva do presidente, do aeroporto até a UFF

    Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR 101, em Campos

    Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido

    Com presença de Lula, novo prédio da UFF Campos é inaugurado

    Cerimônia contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, a deputada federal Benedita da Silva, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, entre outras autoridades

    Felipe Melo visita CT e confirma projeto de reestruturação no Americano

    Representante do grupo Boston City, Renato Valentim também esteve presente

    Luto no samba com falecimento de Dadá do Parque Aurora

    Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora