Obras da GNA I a todo vapor no Porto do Açu
Aldir Sales 02/07/2019 21:58 - Atualizado em 10/07/2019 14:21
As obras de construção da primeira usina termelétrica da Gás Natural Açu (GNA) no Porto do Açu, a GNA I, continuam a todo vapor. O empreendimento já recebeu três turbinas a gás, uma a vapor e três geradores. A informação foi confirmada pelo gerente-geral de implantação da empresa, Mário Silva, nesta terça-feira, durante visita de jornalistas da Folha da Manhã ao empreendimento. Atualmente, cerca de 4 mil pessoas trabalham na construção, sendo que 80% de toda mão de obra é de São João da Barra ou de Campos, segundo o Porto.
Com 1,3 GW de capacidade de geração de energia elétrica, Mário explicou que a previsão é de que as obras da GNA I estejam concluídas até dezembro do ano que vem, com a usina conectada ao Sistema Interligado Nacional.
Além disso, outra termelétrica, a GNA II, já tem licença ambiental aprovada e está prevista para ser construída nos próximos anos, dobrando a capacidade do parque energético para 3 GW. De acordo com Mário, com a quantidade de energia que será gerada no parque seria suficiente para abastecer os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
Como mostrou a coluna Ponto Final na edição desta terça da Folha, os empreendimentos já contrataram mais de 100 alunos formados pelo Programa de Qualificação Profissional da GNA, lançado em novembro do ano passado. As áreas de montagem de equipamentos mecânicos e elétricos foram as que mais contrataram nesse período devido à fase atual projeto. O programa teve um interesse grande do público feminino, sendo possível a formação de uma turma de solda exclusivamente por mulheres.
Todas as alunas que concluíram o curso de solda foram contratadas. Hoje, cerca de 200 mulheres trabalham na construção da termelétrica. Mais de 150 alunos participam de outros três cursos que vão até outubro e visam qualificar os moradores de São João da Barra para futuras oportunidades de trabalho em toda região.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Familiares mobilizam campanha para arrecadar doações para a campista Letícia Muylaert

    Jovem mãe de 30 anos enfrenta desafios após complicações de saúde; ela precisou amputar os braços e as pernas após uma sepse

    Detenta de 19 anos é encontrada morta no presídio feminino de Campos

    De acordo com a Seap, Vanessa Jesus de Almeida, que era moradora de Macaé, estava no isolamento do presídio por suspeita de tuberculose; neste domingo, presas atearam fogo em colchões após demora na retirada do corpo pelo rabecão

    Wladimir anuncia que Juninho Jubiraca e Luciano RioLu vão assumir mandatos na Câmara

    Prefeito convenceu um vereador do PP e outro do PDT a assumir secretarias na Prefeitura, abrindo espaço para os suplentes

    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é internado no HFM

    A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"

    IMTT instala mais 50 pontos de fiscalização eletrônica em Campos

    A sinalização será iniciada nesta quinta-feira em 25 cruzamentos da cidade, em ambos sentidos das avenidas 28 de Março e Pelinca, além da rua Gil de Góis