Disputa por comissões tem Peixoto e Bruno
Aldir Sales 30/01/2019 22:16 - Atualizado em 01/02/2019 16:24
Os deputados estaduais eleitos em outubro tomam posse amanhã e no dia seguinte, no sábado, acontece a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que vem esquentando o clima nos bastidores da Casa, que naturalmente já andam pegando fogo. Favorito à reeleição, André Ceciliano (PT) já havia confirmado que o ex-prefeito de Itaperuna Jair Bittencourt (PP) será o primeiro vice em sua chapa. Apesar da definição das comissões acontecer somente após a eleição, as conversas já estão adiantadas e o interior terá representatividade nos importantes cargos.
Um dos mais experientes deputados estaduais, João Peixoto (DC) será mantido na comissão de Agricultura, enquanto o subtenente Bernardo (Pros), de Cabo Frio, fica com a Comissão de Pirataria. Já na Comissão de Orçamento, uma das mais importantes da Alerj, o ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia Gustavo Tutuca (MDB) é o mais cotado, mas o sanjoanense Bruno Dauaire (PRP) e o deputado mais votado em outubro, Rodrigo Amorim (PSL), ainda estão na disputa.
Ceciliano possui o apoio de 12 partidos e é amplo favorito à reeleição. Pelo menos nove legendas devem ter representantes na mesa diretora.
Apesar da numerosa bancada e do discurso eloquente do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL) contra o petista, a eleição para a mesa diretora do Legislativo fluminense se encaminha para uma candidatura única. Isso porque para formar uma chapa são necessários os apoios de pelo menos 13 deputados. Somente o PSL possui 12 parlamentares e nem todos fecharam com a tentativa do partido de lançar a candidatura de Márcio Gualberto. Entre os que não aprovaram está o campista Gil Vianna, além de Rodrigo Amorim, Alexandre Knoploch, Gustavo Schmidt, Marcelo do Seu Dino.
Desgastado pelas polêmicas envolvendo as movimentações financeiras atípicas em seu gabinete, Flávio deixou a presidência estadual do PSL e desistiu de articular uma eventual candidatura do partido na Alerj.
Maia larga na frente e Renan enfrenta divisão
As eleições para presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal acontecem amanhã, um dia antes do que na Alerj. E assim como no Legislativo Fluminense, os atuais presidentes largam como favoritos. Na Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) ganhou ainda mais força ontem depois das desistências das candidaturas de Alceu Moreira (MDB) e de Ciro Nogueira (PP). Enquanto isso, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse ontem que o partido decidiu pela candidatura própria de João Henrique Caldas (PSB-AL). A legenda chegou a negociar com Maia, mas desistiu após o democrata receber o apoio do PSL de Jair Bolsonaro.
Já no Senado, o atual presidente Renan Calheiros (MDB) larga na frente, mas vem encontrando dificuldades. A começar pelo seu partido. Simone Tabet (MDB-MS) deixou ontem a liderança do partido no Congresso e encabeça a ala rebelde do partido que não quer apoiar Renan. Mesmo se não receber o apoio da maioria dos emedebistas, ela ensaia uma candidatura independente.
A divisão do MDB pode ser benéfica para Major Olímpio (PSL-SP), que é o candidato do governo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Militantes preparam recepção para o presidente Lula em Campos

    Uma carreata deve acompanhar a comitiva do presidente, do aeroporto até a UFF

    Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR 101, em Campos

    Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido

    Com presença de Lula, novo prédio da UFF Campos é inaugurado

    Cerimônia contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, a deputada federal Benedita da Silva, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, entre outras autoridades

    Felipe Melo visita CT e confirma projeto de reestruturação no Americano

    Representante do grupo Boston City, Renato Valentim também esteve presente

    Luto no samba com falecimento de Dadá do Parque Aurora

    Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora