Nas ruas, reação contra aumento
Paulo Renato do Porto 21/07/2017 21:35 - Atualizado em 25/07/2017 15:49
O aumento do PIS e Cofins que incidiram sobre os preços dos combustíveis gerou insatisfação em Campos. O governo alegou necessidade de cobrir o déficit fiscal de R$ 139 bilhões. Em Campos, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos, José Luis Escocard, criticou a medida.
— Há algumas semanas, eles anunciaram um desconto nos combustíveis, mas agora anularam o suposto benefício, com mais esse aumento. Fomos enganados — admite Escocard.
Ele lembra que o aumento impacta a cadeia produtiva
— Mesmo os que não possuem veículos irão pagar a conta porque os preços serão repassados com a elevação do custo do frete nas despesas com alimentação, remédios e tudo mais — disse ainda o presidente da Acic.
Joilson Barcelos, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), analisa que o governo deveria ter maior cuidado ao aumentar combustíveis.
— O governo parece desconhecer nossa realidade. Somos um país que a maioria das mercadorias chega ao consumidor pelo transporte rodoviário, que vai encarecer mais ainda, com impacto nos custo final dos produtos — afirmou.
Já a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), em nota, reforçou sua posição de reprovação.
— A saída para a crise fiscal não passa por mais aumento de impostos, mas na adequação dos gastos públicos ao novo cenário econômico e na urgência da aprovação da reforma da previdência. O país precisa de reformas, e não de mais impostos. Além de um teto para os gastos, o Brasil necessita de um teto para os impostos — diz ainda a nota.
Entre os consumidores, a reação não foi diferente.
— Um absurdo esse aumento numa crise dessas. O governo quer tapar um rombo feito por eles e quem paga somos nós, pobres mortais, que estamos na pior. Esse aumento é só o começo de uma série de aumentos que vem aí —, disse o aposentado Carlos Antônio Dias.
Já a dentista Carmem Lúcia Ferreira frisou que a solução é racionalizar combustíveis.
— Eles tinham que aumentar após o fim do estoque. Não sei onde vamos parar. Eu, a partir de agora vou racionar despesas de combustível, sair de carros menos vezes — afirmou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Estrutura de posto de combustíveis desaba durante forte chuva em Campos

    O posto fica localizado na Avenida 28 de Março com Avenida José Alves de Azevedo, no Centro; A plataforma P-26 ficou à deriva após se soltar do terminal T-Mult, por conta dos fortes ventos em São João Barra

    Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

    O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas

    Incêndio é registrado em plataforma na Bacia de Campos

    Um trabalhador caiu no mar, foi resgatado com queimaduras e encaminhado para receber atendimento médico; uma explosão aconteceu na plataforma