Bruno Rangel morre em tragédia
29/11/2016 21:11

Matheus Berriel e Jhonattan Reis
Foto: Reprodução e Marcos Gonçalves 

Bruno Rangel, atacante formado nas categorias de base do Goytacaz, com passagem pelo Americano, morreu ontem aos 34 anos, na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia, num acidente aéreo que vitimou quase a totalidade da equipe da Chapecoense, que seguia para a primeira partida da decisão da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, marcada para a noite desta quarta. 

O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e nove tripulantes. Inicialmente, a delegação embarcou em um voo comercial de São Paulo até a Bolívia. Lá, o grupo tomou o voo da LaMia.

O avião caiu numa região de mata, o que dificulta o trabalho de resgate das vítimas fatais e dos sobreviventes. As autoridades colombianas confirmaram 71 mortos.

No voo, estava um grupo de jornalistas que fariam a cobertura da decisão, entre eles Mário Sérgio, ex-jogador da Seleção Brasileira, campeão do mundo pelo Grêmio em 1983, quando foi protagonista ao lado de Renato Gaúcho.

A tragédia causou comoção no mundo inteiro e provocou alterações no calendário do futebol brasileiro. A CBF, que determinou luto de sete dias, adiou o segundo jogo da decisão da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético-MG, marcada para esta quarta, para o dia 7 de dezembro. Também a última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, inicialmente marcada para o próximo domingo, passou para o dia 11 de dezembro.

Os principais clubes brasileiros iniciaram um movimento para reerguer o clube catarinense. Embora a prioridade seja a de prestar apoio aos familiares, discussões em relação ao futuro do clube estão em curso.

A cessão de jogadores sem custo para a temporada 2017 foi definida. Os clubes também sugeriram que a Chapecoense não seja rebaixada nas próximas três edições do Campeonato Brasileiro, caso termine entre os quatro últimos colocados.

Faro da artilharia já no pequeno Abadia 

Morador do Parque Prazeres, em Guarus, o menino Bruno deu seus primeiros passos no futebol no Abadia, clube amador fundado pelo seu pai, hoje falecido. Atualmente, o Abadia é dirigido por Paulo César Rangel, amigo pessoal do jogador.

— Quando Bruno começou, com 11, quase 12 anos, já sabíamos que iria ser profissional. Acompanhei todos os seus passos com a bola e o seu crescimento no Abadia. Muito humilde. Nunca se esqueceu das origens. “Quando fazia gol, beijava a aliança e também mandava lembranças para nós”, disse Paulo César.

O primeiro clube de Bruno Rangel foi o Goytacaz, onde se profissionalizou em 2002 e ficou por mais dois anos, quando se transferiu para o rival Americano. Os rivais decretaram nessa terça luto oficial de três dias pela morte do jogador, assim como a Prefeitura de Campos. “Bruno sempre foi muito querido. O primeiro contrato dele como profissional foi com o Goytacaz. Estamos consternados com toda essa tragédia e solidários com o Chapecoense e com a família dele”, falou Dartagnan Fernandes, presidente do Alvianil.

Após deixar Campos, o atacante teve rápidas passagens por Ananindeua-PA, Macaé, Boavista, Baraúnas-RN e Águia de Marabá-PA, até chegar ao Paysandu-PA, onde foi campeão paraense e artilheiro da Série C do Campeonato Brasileiro de 2010, com oito gols. No ano seguinte, defendeu o Guarani, sendo peça chave no retorno à Primeira Divisão do Campeonato Paulista. Ainda em 2011, seguiu para o Joinville e foi campeão da Série C Nacional. Cobiçado pela Chapecoense, ainda passou pelo Metropolitano-SC, onde disputou algumas partidas da Série D. A chegada à Chape aconteceria em 2013, com Bruno ganhando a titularidade para ser o maior artilheiro da história da Série B do Brasileiro, marcando 31 gols.

O faro de gol fez Bruno Rangel receber propostas de diversos clubes. Escolheu jogar pelo Al-Arabi, do Catar, mas retornou à Chapecoense após cerca de cinco meses, em maio de 2014. Desde então, firmou-se como um dos jogadores preferidos da torcida verde e alcançou outros feitos, como a artilharia do Catarinense deste ano, além da artilharia histórica do clube. A marca foi atingida na goleada por 5 a 0 sobre o Avaí, pelo Estadual. Também foi o primeiro jogador da Chape a marcar três gols em uma mesma partida do Brasileirão.

Construção de casa e pelada na agenda

Assim que souberam do acidente, antes mesmo da confirmação da morte de Bruno Rangel, amigos e familiares se reuniram diante da casa onde o jogador passou a infância e adolescência. Irmão de Bruno, Joelson Rangel, de 55 anos, lamentou o fato de não poder comemorar mais um aniversário do irmão, que faria 35 anos no próximo dia 11.

— É um momento difícil. Por volta das 5h30, um colega viu a reportagem e ligou para minha filha. Depois vimos na televisão. Estávamos na expectativa de ele vir para cá para comemorar o aniversário. Conversei com ele ontem, por volta das 13h30. Estávamos falando sobre a obra de uma casa que ele estava construindo aqui em Campos. Ele também chegou a comentar sobre o voo. Disse que estava bem ansioso para o jogo, pois era um momento único que o time estava passando. A euforia era grande. Mas agora... Foi um baque muito forte, pois estávamos num momento de alegria. A gente espera para ver o que vai acontecer. Deus sabe de todas as coisas — disse Joelson.

Bruno tinha outro compromisso agendado para dezembro em Campos. No dia 18, pelo terceiro ano consecutivo, participaria de uma pelada beneficente organizada pelos Amigos Solidários. Bruno, inclusive, já havia gravado um vídeo convidando a população campista a comparecer. Após a morte, o vídeo viralizou nas redes sociais.

De acordo com Joelson Rangel, alguns familiares vão para Santa Catarina para ver o que será feito em relação ao sepultamento.

Membros da Imprensa

Estavam no avião 21 profissionais de imprensa. De acordo com informações das autoridades colombianas, Rafael Henzel, narrador da Rádio Oeste Capital FM, foi resgatado com vida e encaminhado a um hospital.

Victorino Chermont
34 anos - Fox Sport

Lilacio Pereira Jr.
48 anos - Fox Sport

Rodrigo Santana Gonçalves
35 anos - Fox Sport

Devair Paschoalon
51 anos - Fox Sport

Mário Sérgio
66 anos - Fox Sport

Paulo Julio Clement
51 anos - Fox Sport

Guilherme Marques
28 anos - TV Globo
Guilherme Van der Laars
43 anos - TV Globo

Ari de Araújo Jr.
TV Globo

Laion Espíndola -
29 anos - GloboEsporte.com

Giovane Klein Victória
28 anos - RBS TV

André Podiackim
26 anos - RBS TV

Bruno Mauri da Silva
5 anos - RBS TV
Djalma Araújo Neto
35 anos - RBS TV

Gelson Galiotto
Rádio Super Condá

Edson Luiz Ebeliny
Rádio Super Condá

Fernando Schardong
Rádio Chapecó

Douglas Dorneles
Rádio Chapecó

Jacir Biavatti
RIC TV e Rádio Vang FM

Renan Agnolin
27 anos - Rádio Oeste Capital

Rafael Henzel
43 anos - Rádio Oeste Capital

Leia também: Falta de combustível pode ter sido motivo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas