Carla Caputi tem 71,12% das intenções à reeleição em SJB
Mário Sérgio Junior 15/06/2024 07:58 - Atualizado em 15/06/2024 13:04
Prefeita Carla Caputi
Prefeita Carla Caputi / Reprodução rede social
O favoritismo à reeleição da prefeita de São João da Barra, Carla Caputi (União Brasil), se manteve na primeira pesquisa de intenção de voto realizada neste ano no município, com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento realizado pela empresa Factum Pesquisa mostrou, ainda, que a aprovação do governo Caputi atingiu 86,88% contra 8,92% que desaprovam. Em outras duas pesquisas realizadas em 2023, quando não havia a exigência de registro no TSE por não ser ano eleitoral, Caputi manteve seu favoritismo na casa dos 70% e de aprovação entre os 80%. Para o geógrafo com especialização doutoral em estatística pelo IBGE, William Passos, a pesquisa tem alto padrão de qualidade técnica, mas há detalhes a serem observados.
Na estimulada, com apresentação dos nomes dos possíveis candidatos, Caputi aparece com 71,12% das intenções. Já o pré-candidato a prefeito de oposição, Danilo Barreto (Novo), obteve 5,78%. O levantamento realizado pela Factum Pesquisa mostrou ainda que brancos ou nulos somam 6,04% e que os indecisos são 12,86%. Já 4,20% disseram não saber ou não responderam. Ainda na pesquisa estimulada por área, Caputi aparece com maior número de intenções de voto em todos os bairros e distritos que foram analisados, com destaque para Estrada da Coruja e Pipeiras, onde ela tem 80% e Danilo 0%; e Atafona e Barcelos, que a intenção de votos para Caputi varia entre 73% e 74% e para Danilo, 6% e 5%.
Arte: Eliabe de Souza
A pesquisa, que tem 95% do nível de confiança, foi realizada entre os dias 5 a 7 de junho e foram ouvidos 381 eleitores. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a inscrição RJ-01003/2024.
Já na espontânea, sem apresentação dos nomes dos pré-candidatos, os indecisos são maioria totalizando 46,20%. Já Carla Caputi aparece com 40,11% e Danilo com 3,41%. Brancos ou nulos somam 6,4%. Não souberam ou não responderam chegam a 4,20%.
Arte: Eliabe de Souza
A Factum Pesquisa também analisou a rejeição dos pré-candidatos. Danilo aparece com 19,42% e Caputi com 1,84%. Os que não souberam ou não responderam formaram maioria, totalizando 78,74%. Na avaliação do governo Caputi, 47,24% dos entrevistados consideram a administração boa; 27,30% ótima; 17,06% regular; 2,36% ruim; e 1,4% péssimo. Não responderam ou não souberam somam 4,20%.
Dos entrevistados, 52% são do gênero feminino e 48% masculino. A maioria deles (25,09%) tem de 45 a 59 anos. Segundo a Factum, a intenção de votos para Caputi é maior entre as mulheres no cenário estimulado (70%). Já no quadro espontâneo, a maioria passa a ser do público LGBTQIAPN+ (43%), que também é o que mais aprova o governo dela (90%).
A pesquisa ouviu moradores do Açu, Água Preta, Atafona, Barcelos, Cajueiro, Campo de Areia, Carrapicho, Cazumba, Centro, Chatuba, Degredo, Estrada da Coruja, Grussaí, Mato Escuro, Palacete e Pipeiras.
Arte: Eliabe de Souza
Arte: Eliabe de Souza
William Passos avalia resultado de pesquisa
Para William Passos, é importante observar três detalhes: a margem de erro; a testagem pela preferência de apenas dois pré-candidatos; e o fato das entrevistas terem sido realizadas a cerca de 4 meses da eleição, que em SJB, dado o número de eleitores aptos, pouco de mais de 40 mil, realiza-se em turno único.
“Considerando todas essas informações, a pesquisa projeta a reeleição de Carla Caputi, no cenário estimulado, numericamente, em números inteiros, com cerca de 71% das intenções de voto. Pela margem de erro da pesquisa, a preferência do eleitorado pela atual prefeita varia entre 66% e 76%. Já Danilo Barreto, no cenário estimulado, numericamente, em números inteiros, aparece com 6% das intenções. Pela margem de erro da pesquisa, a preferência do eleitorado sanjoanense varia entre 1% e 11% no pré-candidato”, comentou.
O geógrafo também falou sobre o resultado por áreas de análise. “Na distribuição da intenção entre os bairros, ainda no cenário estimulado, os eleitores de Estrada da Coruja e Pipeiras são os manifestam maior preferência pela reeleição da prefeita (numericamente 80% ou entre 75% e 95% dentro da margem de erro), enquanto os eleitores de Campo de Areia, Degredo e Carrapicho são os que manifestam menor intenção (respectivamente, 60%, 62% e 64% ou 55% a 65%, 57% a 67% e 59% a 69% dentro da margem de erro). Por outro lado, a preferência majoritária de Danilo está concentrada nos bairros Chatuba e Campo de Areia (numericamente 10% ou entre 5% e 15% dentro da margem de erro), enquanto em Mato Escuro, Água Preta, Palacete e Pipeiras o pré-candidato registra ausência de preferência, aparecendo com 0% de intenção (na margem de erro, a intenção pode alcançar até 5% nesses bairros)”, disse.
Passos avalia que parte do favoritismo de Caputi é explicado pela avaliação da gestão. Em números inteiros, a Factum mediu 75% de avaliação ótima e boa do mandato da sucessora da ex-prefeita Carla Machado.
— Também contribui para a significativa intenção de voto em favor da atual prefeita sua baixa rejeição em comparação a seu adversário. Ao responderem a pergunta sobre qual dos dois não seria votado de jeito nenhum, 19% dos entrevistados manifestaram rejeição a Danilo, enquanto apenas 2% o fizeram em relação à atual prefeita. Pela margem de erro, a rejeição de Danilo varia entre 14% e 24%, ao passo que a rejeição a Caputi oscila entre 0% e 7% — avaliou o especialista ao acrescentar que “a preferência pela análise utilizando números inteiros acompanha a opinião de muitos especialistas experientes, no Brasil e no exterior, que consideram ser esta a maneira mais adequada de observação dos números de pesquisas eleitorais, especialmente aquelas que não estão a poucos dias de uma eleição”.
GPP e Iguape também apontaram favoritismo
Em 2023 foram realizadas outras duas pesquisas em SJB. Uma foi feita em novembro pelo Instituto GPP e a outra em dezembro pelo Iguape.
No levantamento do GPP, Caputi apareceu com 71,5% das intenções e Danilo com 2% na estimulada, que também contou com os nomes do vereador Elísio Rodrigues, do secretário estadual de Habitação, Bruno Dauiare, e do deputado federal suplente Caio Vianna, que, juntos, somavam 12% de intenção de voto.
William Passos avaliou que, entre o período da pesquisa GPP para a Factum, Danilo absorveu boa parte das intenções de voto dada a Elísio, que desistiu da disputa assim como Bruno e Caio. “Na pesquisa, mais da metade dos eleitores de Elisio e cerca de um terço dos eleitores de Bruno Dauaire manifestou preferência por Carla Caputi, caso a candidatura de seus pré-candidatos não se confirmasse. Por outro lado, cerca de 20% dos eleitores de Elisio manifestou o desejo de migração do voto para Danilo Barreto, considerado por estes eleitores como segunda opção”, disse.
Ele também avaliou outros dados da pesquisa GPP. “O mesmo levantamento apontou que 76% do eleitorado sanjoanense considerava, em novembro de 2023, a gestão Carla Caputi como ótima ou boa. Outro detalhe importante apresentado pela pesquisa foi a indefinição de candidato, na ocasião, para 35% do eleitorado habilitado a votar no município, com 8% de indecisos e 27% manifestando a possibilidade de mudança do voto. Do total de eleitores entrevistados, à época, 7% expressaram a intenção de anular o voto ou de não votar na eleição de 6 de outubro de 2024”, avaliou.
Já na Iguape, nos três cenários da consulta estimulada, Caputi ficou entre 72,2% e 72,9% das intenções. Já Elísio Rodrigues ficou entre 7,6% e 6,8%; e Bruno Dauaire entre 6,7% e 4,8%.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS