Lucas Barbosa: A realidade do carro elétrico
15/06/2024 12:51 - Atualizado em 15/06/2024 12:54
 
Divulgação
*Lucas Barbosa de Souza Martins
Nos últimos anos, presenciamos o advento e propagação dos veículos elétricos no meio automotivo sob a premissa de serem ambientalmente corretos, por não emitirem gases do efeito estufa. Contudo, devemos ter cautela com este discurso para não desviarmos o foco do real problema: necessidade de implementação de matriz energética renovável.

Os veículos elétricos possuem diversas vantagens sob os de combustão, como simplicidade mecânica, menor manutenção, ausência de ruído, suavidade de funcionamento, melhor dirigibilidade, melhor infoentretenimento e assistência virtual, melhor eficiência energética e maior confiabilidade. Contudo, isso não os caracterizam como melhores no ponto de vista ambiental, necessariamente, pois alguns de seus componentes provém de mineração altamente poluidora, sua fabricação produz grande volume de CO2 e suas baterias não são recicladas atualmente. Por último, vale ressaltar que a energia que eles consomem é provida pela rede elétrica dos países, que pode vir de fontes altamente poluidoras, como termelétricas e geradores diesel.

No cenário tecnológico e social atual, temos quatro grandes desafios para se alcançar a sustentabilidade dos veículos elétricos: implementação de uma matriz energética limpa (livre de CO2) nos países, criar formas sustentáveis de se reciclar as baterias, produzirmos veículos de alta durabilidade e reduzir o consumismo de carros, usando-os por mais tempo.

Importante ressaltar que, dentre estes desafios, os veículos convencionais à combustão ainda podem achar grande utilidade, pois podem ser adaptados facilmente para biocombustíveis, como biodiesel e etanol, que capturam CO2 da atmosfera, bem como os veículos a hidrogênio, com zero emissões de gases do efeito estufa, tem se mostrado excelente alternativa, pois dispensa o grande volume de baterias, o que reduz poluição e emissão de gases na fabricação das mesmas.

Por fim, temos um potencial enorme no Brasil para a correta implementação dos veículos elétricos de forma sustentável, pois somos líderes em energia limpa no mundo e pesquisas estão sendo feitas, inclusive no Brasil, para gerar novas tecnologias eficientes para reciclagem de baterias antes destas se tornarem obsoletas, bem como a qualidade e durabilidade dos carros elétricos está aumentando a cada ano. Apenas cabe aos brasileiros absorver esta cultura sustentável, e às empresas e governo aprimorarem a tecnologia atual e viabilizarem a aquisição destes veículos pela população em massa.
*Professor de Engenharia Mecânica do Instituto Federal Fluminense-Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS