Com entrega prevista para 2025, Ponte da Integração tem estrutura finalizada
Uma obra aguardada há mais de 40 anos, a Ponte da Integração começa a dar sinais de conclusão. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ), a estrutura já está finalizada. A próxima etapa será instalação do sistema de iluminação, que foi adaptado às novas normas técnicas determinadas pela legislação. A obra da nova ponte foi iniciada em 2014 e, desde então, sua entrega vem sendo adiada. Em julho, o governador Cláudio Castro visitou o local, anunciando que a inauguração ficaria para 2025. No entanto, ele havia afirmado que a obra estaria pronta neste mês de outubro.
Ainda segundo o governador, as alças da ponte serão feitas até janeiro e, até julho, será concluída a pavimentação das rodovias que vão dar acesso à ponte.
“Aqui, na verdade, são três obras em uma. Você tem a obra da ponte, você tem as alças da ponte, e você tem as duas RJs que ligam essa ponte a alguma coisa. Hoje essa ponte liga a RJ a nada. Precisamos de duas alças para chegar até as duas RJs que são estradas de chão e que não têm a menor condição de dar a infraestrutura que esse empreendimento e essas cidades precisam. Então não adiantava acelerar a obra da ponte se nós não tivéssemos liberado para começar as obras das RJs. Até outubro, nós vamos encerrar a ponte e até janeiro serão as alças da ponte. No prazo de mais um ano para as RJs estarem completamente prontas e a ponte ter, finalmente, o objetivo que precisa, que é a infraestrutura e o desenvolvimento econômico para gerar cada dia mais emprego”, disse Castro em julho deste ano.
De acordo com o DER, a próxima etapa de trabalho será para a colocação de 35 postes em aço galvanizado, medindo 12m com braço duplo de 2m. “A iluminação será com lâmpadas de led nos dois lados da pista. No lado para os pedestres e ciclistas, as lâmpadas serão de 180 w e do outro lado, na pista para veículos, as lâmpadas usadas serão de 210 w”, disse o órgão.
Inicialmente, a construção foi orçada em R$ 105,7 milhões. Já a obra dos acessos à ponte teve licitação anunciada em agosto de 2022 e a empresa vencedora, a Ferdan Empreendimentos Construções e Serviços Eireli, foi anunciada em janeiro de 2023. O contrato com a empresa foi assinado em abril de 2023, com o valor de R$ 21.298.856,06, e tem duração de um ano. A ordem para o início dos serviços foi assinada em junho de 2023.
A ponte possui 1.344 metros de extensão por 16,2 de largura. Um acostamento de três metros em cada sentido e um passeio de dois metros para pedestres e ciclistas, e é aguardada por toda a região, principalmente pelos moradores de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, que terão o trajeto encurtado em aproximadamente 80 quilômetros entre os municípios.
Vídeo: Instagram @Romariotbernardo