Casa abandonada na avenida Sete de Setembro preocupa
Ingrid Silva 26/10/2024 08:14 - Atualizado em 26/10/2024 08:34
Mais um imóvel abandonado tem gerado preocupação na área central, de Campos. Desta vez, a situação acontece na avenida Sete de Setembro e, para além do matagal que tem tomado conta da residência, pessoas em situação de rua que ocupam o local assustam os moradores. As denúncias são de brigas frequentes, roubos e uso de drogas no local.
Moradora da área, que preferiu não se identificar, disse que a situação é recorrente noite e dia. “Desde a época do meu avô já era uma rua que estava ficando perigosa, com muitos andarilhos. Com as casas desocupadas, esse pessoal acaba se aproveitando e entra roubar qualquer coisa, assusta os moradores e usam drogas no local. É uma coisa horrorosa”, conta.
De acordo com a moradora as brigas são frequentes. “Sempre tem gritaria, briga, aí às vezes a polícia bate lá. Aí levam... e depois, no dia seguinte, já está todo mundo lá de novo. Eu acho que tinha que botar sempre carro de segurança passando. A Prefeitura tinha que ver essas casas que estão abandonadas e notificar o proprietário, para, de repente, demolir a casa. Porque ficam aquelas casas caindo aos pedaço. Eu fico muito triste; o local sem segurança”, disse.
  • Casa abandonada na avenida Sete de Setembro (Fotos: Rodrigo SIlveira)

    Casa abandonada na avenida Sete de Setembro (Fotos: Rodrigo SIlveira)

  • Casa abandonada na avenida Sete de Setembro (Fotos: Rodrigo SIlveira)

    Casa abandonada na avenida Sete de Setembro (Fotos: Rodrigo SIlveira)

  • Casa abandonada na avenida Sete de Setembro (Fotos: Rodrigo SIlveira)

    Casa abandonada na avenida Sete de Setembro (Fotos: Rodrigo SIlveira)

No momento, a Prefeitura realiza notificação aos proprietários. Por outro lado, Campos está, cada vez mais, com número crescente de imóveis abandonados. Além de abalar a segurança, a situação impacta na saúde pública. A vegetação alta nestes imóveis atrai animais como ratos e mosquitos Aedes aegypti, transmissores de doenças como leptospirose, dengue, chikungunya e zika.
Somente no primeiro semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Ordem Pública, por meio do setor de Posturas, ultrapassou em 11,7% o número de terrenos e casas notificados por abandono em relação a todo o ano de 2023. Segundo dados da Postura, neste ano foram notificados 2.203 terrenos e imóveis em situação de abandono. Já em todo o ano passado, o total de notificações foi de 1.972.
Já a Polícia Militar informou que não cabe a cooperação fechar imóvel ou restabelecer seu padrão de segurança estrutural original.
A Folha entrou em contato com a Prefeitura sobre toda a situação. A Ordem Pública explicou, através de nota, que a denúncia foi acatada e que o próximo passo será a publicação no Diário Oficial do Município para tentar encontrar o proprietário do imóvel. Porém, não foi citado nada sobre a situação de saúde pública. (I.S.)
Ingrid Silva


ÚLTIMAS NOTÍCIAS