Cartão postal na Coreia, luxo de Nelcimar Pires desfila pelo mundo
Dora Paula Paes 26/10/2024 08:26 - Atualizado em 26/10/2024 08:56
Divulgação
Campos tem seu “embaixador” no quesito luxo das fantasias de Carnaval, uma das maiores festas populares do Brasil, que atravessa continentes. O estilista Nelcimar Pires, que desde a infância queria desvendar o gênio criativo de artistas como Evandro Castro, Clóvis Bornay e Jésus Henrique, hoje é referência nacional e internacional. Em agosto deste ano, ele esteve na 46ª edição do Carnaval de Provincetown, nos Estados Unidos. No entanto, surpresa mesmo foi saber que na Coreia, na Ásia Oriental, é possível encontrar um cartão postal com uma foto sua luxuosamente trajando uma fantasia-destaque.
Ele conta que uma exposição em Tóquio, no Japão, antes da pandemia, em 2020, o levou à surpresa: um amigo lhe mandou o cartão postal confeccionado na Coreia, com sua foto. A relíquia chegou à sua casa neste mês e tem legenda em inglês, traduzida em: “o lendário designer de fantasias Nelcimar Pires destaque de carro alegórico do enredo ‘João e Maria’”, uma referência a arte do Carnaval no Brasil.
“Tudo aconteceu através do meu amigo Omar Montenegro, que é de Singapura, mas conheci em Macau, na Ásia. Partiu dele a ideia do cartão postal e eu fiquei muito emocionado”, diz.
Divulgação
Quanto às viagensinternacionais, sua apresentação mais recente foi nos Estados Unidos. Ele foi convidado para a 46ª edição do Carnaval de Provincetown, emMassachusetts,marcada por um encontro entre a cultura brasileira e a comunidade LGBTQIA+, em 22 de agosto deste ano. O evento é uma realização do Provincetown Business Guild, que reuniu milhares de pessoas para celebrar a diversidade e a alegria. O tema foi “Renascença X Revolução”.
Nelcimar, ícone dos concursos de fantasias e detentor de incontáveis prêmios, foi convidado de honra, junto com Alex de Oliveira, outro brasileiro, lendário como Rei Momo do carnaval brasileiro. “Foi muito bom participar, uma festa muito família.O público acompanhou o desfile da frente de suas casas. Um clima completamente diferente e agradável”, conta sobre o desfile em Provincetown.
Graduado em moda e especialização em Londres, Nelcimar tem na sua biografia eventos memoráveis, desde troféus a menções honrosas ao título máximo de hours-concours no tradicional desfile do Hotel Glória, no Rio de Janeiro, além dos seus oito anos como destaque no Carnaval da Portela, tradicional escola de samba carioca.
Seu destaque em participações no Salgueiro e Imperatriz Leopoldinense também rendeu ao campista participação no documentário produzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que incluiu Nelcimar no grupo dos profissionais mais premiados do carnaval carioca.
Divulgação
O artista do interior fluminense leva o nome de Campos, por via da sua arte, internacionalmente. Em Macau, na China, esteve na inauguração do maior hotel cassino do mundo, o MGM. Também, foram sete anos consecutivos no Brazillian Carnival Ball, em Toronto, Canadá.
Entre “o sonho de plumas e paetês”, Nelcimar conta que no período que os artistas brasileiros viviam em meio à ditadura militar, nos anos 70, ele ainda criança se encontrava e se alimentava pela magia do Carnaval, tomado pela leitura assídua de revistas como “O Cruzeiro”, “Manchete” e “Fatos e Fotos”. Seu fascínio pela arte das fantasias, segundo o estilista, era alimentado pela curiosidade em desvendar o gênio criativo de artistas como Evandro Castro, Clóvis Bornay e Jésus Henrique.“Sempre fui fã do trabalho deles. Me orgulho de estar trilhando o caminho desbravado por essas figuras importantes no quesito luxo”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS