Especialista fala sobre doenças causadas com a mudança brusca de temperatura
Channa Vieira 17/08/2024 10:13 - Atualizado em 17/08/2024 10:15
Frio
Frio / Folha da Manhã
Apesar de estarmos no inverno, as temperaturas permanentes têm sido mais altas. No entanto, na última semana, uma queda brusca nos termômetros fez os campistas retirarem as roupas de frio dos armários. Mesmo o clima agradando a uma boa parte da população, a mudança repentina na temperatura pode afetar seriamente a saúde, principalmente de pessoas com condições crônicas, segundo Dr. Nélio Artiles, médico infectologista.
Médico infectologista Nélio Artiles
Médico infectologista Nélio Artiles / Folha da Manhã

As principais doenças relacionadas ao frio, de acordo com Dr. Nélio, são as respiratórias, como infecções virais e bacterianas, sinusite, bronquite e pneumonia.

— Isso acontece porque o frio afeta as mucosas do nariz e das vias respiratórias, causando vasodilatação e produção de muco, o que aumenta o risco de infecções. Pessoas com doenças crônicas e alérgicas têm ainda mais chances de desenvolver esses problemas — ressaltou o médico.

Além das doenças respiratórias, o infectologista alerta que o confinamento durante o inverno aumenta a transmissão de doenças como a gripe, a Covid-19, entre outras infecções respiratórias.

— Todas essas doenças são preveníveis, principalmente com a vacinação, que deve ser realizada de forma rotineira — lembrou Dr. Nélio, acrescentando que o frio intenso também pode impactar a saúde cardiovascular, especialmente em pessoas com hipertensão ou cardiopatias que não fazem o uso adequado de medicamentos.

Segundo o médico, durante o inverno, o organismo tenta compensar a temperatura externa baixa ao realizar uma vasoconstrição nas extremidades, como mãos e pés, para aquecer mais o corpo.

— Essa adaptação pode levar ao aumento da pressão arterial e agravar condições cardiovasculares, especialmente em indivíduos que não seguem corretamente os tratamentos prescritos — destacou.

Como forma de evitar complicações, o infectologista recomenda cuidados como manter a medicação em dia, realizar atividades físicas regulares e manter uma boa hidratação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Seu Evaldo Botequim fecha as portas em Campos após 15 anos

    O comunicado foi feito através de uma publicação na rede social

    Morre o médico psiquiatra Paulo Coreti Brito Alves

    O velório acontece na noite desta sexta-feira no cemitério Campo da Paz e o sepultamento está previsto para às 09h deste sábado; causa da morte ainda não foi informada

    Morre, aos 84 anos, o ex-delegado de Polícia José Roberto Vieira

    Ele atuou na delegacia de São João da Barra e do centro de Campos, além de ter atuado também como diretor de presídio da planície Goitacá

    Governo Federal muda regras para pagamento e põe em risco renovação da frota em Campos

    Inicialmente, quando o Executivo enviou o projeto de renovação da frota e foi contemplado, as condições do Governo Federal eram de quatro anos de carência e 10 anos para pagar, com juros de 6,6% ao ano. Mas agora a União impõe condições que reduziram o tempo de carência para um ano e o de pagamento para cinco anos, com aumento de juros para 11% ao ano. Com isso, caso o Governo Federal não melhore as condições, a Prefeitura fica inviabilizada de assinar o contrato, cujo prazo se encerra em fevereiro deste ano

    Semáforos de Campos atuados por videomonitoramento das 22h às 6h

    A medida, que começa a valer na próxima segunda-feira, foi definida em reunião do IMTT com a Guarda Municipal