Após longo período de seca, volta a chover em Campos
30/07/2024 20:53 - Atualizado em 30/07/2024 21:00
Apesar de estarmos na estação mais fria do ano, o calor intenso tem predominado em Campos e em alguns municípios do Estado do Rio. As temperaturas altas, o tempo seco e a falta de chuva estão sendo as características desse inverno atípico na região. Após um período longo sem chover, a área central de Campos registrou uma forte chuva na tarde desta terça-feira (30), se estendendo até à noite. De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de chuva e ressaca até a próxima quinta-feira (1º) em Campos. 
Segundo dados da secretaria de Defesa Civil, a última chuva registrada de forma mais significativa no município foi no dia 1º de julho, na região do Imbé. Já na área central, não chove há cerca de dois meses.
Para esta quarta-feira (31), em Campos, está previsto tempo com céu entre coberto e nublado, com possibilidade de chuva, ventos de fraco a moderado, com temperatura mínima de 19º C e máxima de 25º C.  
Incêndios aumentam com estiagem e tempo seco
O período de estiagem tem deixado consequências em vegetações no Norte Fluminense. Com um número total de 130 ocorrências de incêndios em áreas verdes até final de maio, a maior parte dos casos aconteceu no mês passado, com um total de 57 durante o mês que marca o período de seca no país. A informação é do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), que ressaltou já ter atendido mais de 7.800 ocorrências de fogo em vegetação em todo o Estado, de janeiro a meados de junho de 2024.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) apresentou também um estudo segundo o qual, somente em março deste ano, foram registradas 106 ocorrências de incêndios florestais no RJ, que afetaram mais de 900 hectares de mata em 10 cidades.
Em Campos, 286 focos de queimadas foram registrados, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), observados por satélite de janeiro até o dia 20 de junho. Dessa maneira, o município está na sexta posição de maior número de focos de incêndio.
Fotos e vídeo: Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS