Março Lilás conscientiza sobre a prevenção do câncer de colo de útero
Ingrid Silva - Atualizado em 20/03/2024 08:42
Divulgação - Secom Campos
O mês de março é lembrado com a cor lilás com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e o combate ao câncer de colo de útero. A campanha tem como ação trazer informações sobre a doença à tona e, também, os cuidados que as mulheres devem ter para se prevenir precocemente, como por exemplo o exame preventivo (Papanicolau), que deve ser realizado periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual. Durante este mês, é lembrado também a recorrência deste tipo de câncer, que é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina. Causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), a importância da conscientização sobre essa doença é que, na grande maioria, ele pode ser evitado.
Para a ginecologista Manuela Azevedo, é importante levantar a bandeira do Março Lilás, lembrando do fato da doença ser curável se for diagnosticada precocemente. “Com uma média de novos casos, de aparecimento de novos casos de 16 mil a cada ano, é um índice realmente prevalente. Por isso a gente precisa levantar, sim, a bandeira do março lilás. Levantar realmente essa bandeira da conscientização. Porque é uma doença totalmente curável, se for diagnosticada precocemente”, explica.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) de 2022, para cada ano do triênio 2023-2025, foram estimados 17.010 casos novos, "o que representa uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres". O Instituto informou, ainda, que no Brasil o câncer é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres, tirando os tumores de pele não melanoma. A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual. Além disso, o exame preventivo, como já citado anteriormente, deve ser feito periodicamente, por ser capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces. Em Campos, o exame pode ser feito através de agendamento nas Unidades Básicas de Saúde ou pelo site Consulta Fácil.
“A procura pela realização dos exames aumenta, a gente tem uma maior procura nesse mês. Então, por isso que é tão importante que as mulheres sejam realmente levantadas em relação a esse tema. Para que realmente elas possam se ligar, possam ter atenção a um cuidado simples, mas que pode literalmente salvar a vida”, ressaltou a ginecologista Manuela.
Em Campos, o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma ação no dia 11 em alusiva ao Março Lilás e também ao Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 8. Na ocasião, que aconteceu no pátio da secretaria, mulheres participaram de palestras com o ginecologista Antônio Salim, que falou sobre a prevenção do câncer. O Paismca falou também sobre a importância do planejamento familiar. Também foram realizados testes de glicemia e pressão arterial pela equipe do Hiperdia, assim como pesagem e verificação de IMC pelo Departamento de Nutrição. (I.S.)
Março Lilás e Dia Internacional da Mulher são temas de ação realizada pelo PAISMCA
Março Lilás e Dia Internacional da Mulher são temas de ação realizada pelo PAISMCA / Valquíria Azevedo - Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS