Na última terça-feira (26), ventos atingiram a velocidade de aproximadamente 80 quilômetros por hora, destelhando mais 50 residências e deixando oito famílias desalojadas. Em pouco mais de uma hora, choveu cerca de 45 mm na região, volume esperado para uma semana de chuva gradativa.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, todas as secretarias estão empenhadas em ajudar a população. O secretário disse que ainda está preocupado com a previsão de novas chuvas na região.
—A Defesa Civil está colocando em prática tudo o que foi estabelecido nas reuniões com o Grupo de Ações Coordenadas, com a presença de todos os órgãos municipais. Todos estão participando desse mutirão, até porque nós estamos muito preocupados com a possibilidade de termos novas chuvas. A previsão do Centro de Monitoramento é de grandes acumulados de domingo para segunda-feira. Então, todas as ações são para que as pessoas já estejam protegidas. Estão sendo distribuídas telhas, colchões e alimentos também — disse o secretário.
Leia mais
Pascoutto destacou que já foram concluídos praticamente todos os trabalhos de cortes de árvores em Conselheiro Josino, Ribeiro do Amaro e todas as áreas que estavam ainda com estradas interrompidas.
— Todos eles já foram retirados com apoio da Secretaria de Limpeza Pública, que disponibilizou toda a sua estrutura para que pudéssemos estar restabelecendo o direito de ir e vir das pessoas. Nós, hoje pela manhã, estamos realizando a distribuição das telhas. Todas as áreas sendo atendidas — comentou.
Segundo a Defesa Civil, as áreas afetadas pelas chuvas e pelo forte vento na última terça foram: Santa Maria, Ribeiro do Amaro, Seis Marias, Morro do Coco, Vila da Palha, Guându, Conselheiro Josino (Barro Vermelho e Morro da Parabólica).