Após chuvas e ventania, problemas com a Enel se agravam na região e população se revolta com a falta de energia
Éder Souza 28/12/2023 11:08 - Atualizado em 28/12/2023 15:31
A chuva e a ventania que atingiram as regiões Norte e Noroeste Fluminense evidenciaram a situação da falta de energia sofrida pelos clientes da Enel, concessionária de energia que atende mais de 60 municípios no Estado do Rio de Janeiro. Os episódios de “apagão”, que já vinham acontecendo ao longo do ano, se intensificaram após a tempestade.
Após mais de 36 horas sem energia, moradores de Santa Maria, em Campos, cercaram um carro da Enel como forma de protesto pela falta de luz. A Polícia Militar foi acionada e encaminhou cerca de 5 viaturas para o local para acompanhar os funcionários da empresa.

Trânsito parado por causa de manifestação em Cardoso Moreira
Trânsito parado por causa de manifestação em Cardoso Moreira / Reprodução
Em Cardoso Moreira, os moradores se reuniram e fecharam dois pontos da BR 356 na noite desta quarta-feira (27). Os protestos aconteceram nas localidades de Outeiro e Gato Preto.
Manifestação por falta de luz interdita RJ 158, em Itereré, Campos (Fotos: Genilson Pessanha)
Manifestação por falta de luz interdita RJ 158, em Itereré, Campos (Fotos: Genilson Pessanha)
Os moradores da localidade de Itereré, em Campos, dizem que o problema da falta de luz vem acontecendo há cerca de dois meses. Na última terça-feira (26), depois de três dias sem energia, os clientes fecharam a RJ 158, estrada que liga Campos a São Fidélis, em protesto. De acordo com os moradores, o problema acontece porque galhos de árvores encostam no transformador, que desarma e deixa a localidade sem luz.
Manifestação da comunidade da Linha, em Campos
Manifestação da comunidade da Linha, em Campos / Rodrigo Silveira
As manifestações também aconteceram na BR 101, no trecho urbano de Campos. Os moradores da Comunidade da Linha colocaram fogo em pneus e fecharam a rodovia também na última terça-feira (26). Eles disseram que a comunidade estava sem energia desde segunda-feira (25).

O que diz a Enel:

Após a confusão em Santa Maria, em Campos, em que um carro da empresa foi cercado por moradores, a concessionária informou que normalizou o fornecimento de energia no distrito na noite de ontem (27), após realizar reparos na rede elétrica, que foi impactada pelas fortes chuvas e ventos que atingiram as regiões Norte e Noroeste do Estado. "A força dos ventos derrubou árvores sobre a rede que atende a localidade de Santa Maria e os técnicos precisaram reconstruir os trechos da rede derrubados pela queda das árvores", disse.

Sobre a situação da falta de energia em Cardoso Moreira, a Enel, através de nota, disse que já retomou o fornecimento de energia para 99% dos moradores da comunidade do Outeiro. “Na localidade de Outeiro, a força dos ventos derrubou 4 postes da distribuidora e trechos inteiros da rede elétrica precisaram ser reconstruídos”, explicou.

Na Comunidade da Linha, a Enel esclareceu, através da assessoria, que enviaria uma equipe para verificar o fornecimento de energia no local. Mas, em nota, disse que "a companhia ressalta, no entanto, que não há registro de ocorrência de falta de energia na região".

A concessionária negou que a localidade de Itereré ficou sem energia por três dias, mas disse que enviou equipes ao local para normalizar o atendimento.
Enel Rio reconstrói linha destruída por queda de torres de outra empresa
A Enel informou que concluiu na noite desta quarta-feira (27) as obras de reconstrução da linha de distribuição de alta tensão da distribuidora que foi atingida pela queda de duas torres de eletricidade que pertencem à Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), em Itaperuna. As torres caíram sobre a rede da Enel na tarde do dia 26, durante as fortes chuvas e ventos que afetaram diversas áreas do Estado, principalmente a região Noroeste. “Dada a complexidade do trabalho de reconstrução feito e a dificuldade de acesso ao local para transporte de materiais, podemos dizer que a recuperação se deu em tempo recorde. Reconstruímos uma rede de alta tensão, com troca de postes e reparos no cabeamento, em menos de 36 horas”, ressalta o diretor de Operações da Enel Distribuição Rio, José Luis Salas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS