Turismo sustentável é desafio do Convention & Visitors Bureau Costa Doce para 2024
Nova diretoria do CVB
Nova diretoria do CVB / Foto: Divulgação

Construir experiências sustentáveis para o turismo no Norte Fluminense, que possam ser abraçadas pelas iniciativas privada e pública, é um grande desafio do Convention & Visitors Bureau (CVB) Costa Doce para o ano de 2024. Com nova diretoria formada no final do último mês de novembro, o CVB Costa Doce é uma organização privada, que trabalha para alavancar o crescimento do turismo da Costa Doce, que abrange os municípios de Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, no norte do Estado do Rio de Janeiro.

A nova equipe responderá pelo triênio 2023/2026. Ela é composta pela presidente Rafaela Machado; Wanderson Primo como vice; Maurício Cabral, Diretor Comercial e Novos Negócios; Carolina Gomes, Diretora de Eventos; Robson Lessa, Diretor Executivo; Fernanda Renó Maia, Diretora Executiva Adjunta; Rose Bortoluzzi, Diretora Financeira e Fiscal e Juliana Primo, Diretora Financeira e Fiscal Adjunta.

– Precisamos estabelecer parcerias estratégicas e, acima de tudo, fortalecer os laços entre as regiões envolvidas para auxiliar no desenvolvimento de bons produtos turísticos. Potencial não nos falta, o que precisamos agora é integrar e desenvolver todo esse manancial de possibilidades que a nossa região possui, de modo a nos posicionar como um destino turístico estratégico e de excelência no Brasil. Um dos meus desafios pessoais passa, justamente, pela gestão consciente desse crescimento turístico pretendido, em equilíbrio com a preservação daquilo que temos de mais genuíno: a nossa identidade local – destacou a presidente da organização, Rafaela Machado.

Fortalecimento do interior para potencializar o turismo.
Rafaela destaca a importância do fortalecimento do turismo regional para engrandecer o próprio interior fluminense, a sua economia, atrativos e potencialidades.

– A atual diretoria espera que o CVB Costa Doce possa ser um importante elemento que auxilie no asdesenvolvimento turístico da nossa região, impulsionando o desenvolvimento econômico local e fortalecendo os potenciais naturais, históricos e culturais que possuímos e que sabemos serem tão ricos e diversos. É certo que ao promover o turismo, o CVB desempenha um papel fundamental na divulgação da nossa região, na organização dos atores e destinos, na atração de eventos e experiências, contribuindo para o desenvolvimento das nossas potencialidades sem deixar de fortalecer a nossa identidade local – reforça.

Mapeamento
A equipe do Convention & Visitors Bureau tem realizado o alinhamento de estratégias, reorganização burocrática e planejamento para o desenvolvimento do turismo na região.

A presidente Rafaela defende a escuta ativa junto aos atores do turismo local para alcançar alguns dos objetivos essenciais da organização: ‘promover a aproximação do trade turístico regional, sem deixar de estabelecer conexões com experiências e atores de outros cenários – com os quais podemos aprender e aperfeiçoar nossos projetos’.

Rafaela reforça, ainda, que acredita que o turismo se faz, também, com a promoção da consciência turística local, contribuindo para que cada cidadão passe a ver a sua cidade, a sua região, com o potencial que ela possui.
Fonte: Ascom

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