Campos tem curso de letramento racial com inscrições abertas até a próxima terça
A subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Campos, ligada à secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizará em janeiro um curso de letramento racial. Trata-se de uma oportunidade para quem deseja ampliar seus conhecimentos a respeito de relações étnico-raciais e da luta antirracista. As inscrições ficarão abertas até a próxima terça-feira (2), por meio de um formulário disponibilizado no site da Prefeitura.
— Podem participar do curso todas as pessoas que desejam conhecer mais a história de resistência do povo negro que não foi contada; as que desejam ter mais conhecimentos sobre as relações étnico-raciais no Brasil; as que acreditam e desejam a transformação social por meio do combate ao racismo; as que queiram ser antirracistas na prática — explica o subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Firmino “Totinho”.
Em quatro aulas gratuitas, serão discutidos temas para a compreensão conjuntural da sociedade no que tange à opressão estrutural racial, por meio, também, do conhecimento de intelectuais brasileiros negros e negras que desenvolveram conceitos e ideias no combate ao racismo.
Segundo especialistas, letramento racial é o conjunto de práticas pedagógicas que têm por objetivo conscientizar as pessoas sobre a estrutura e o funcionamento do racismo na sociedade, tornando-as aptas a reconhecê-lo e combatê-lo.