UBS PET é entregue para atender cães e gatos em Campos
23/12/2023 09:44 - Atualizado em 23/12/2023 09:53
Divulgação/Secom Campos
Exatamente no mês em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos dos Animais (DIDA), celebrado no último dia 10, o município passa a contar com a tão sonhada Unidade Básica de Saúde PET. A UBS atenderá cães e gatos de todos os portes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. "Estamos escrevendo aqui, hoje, uma nova história na causa animal", disse o prefeito Wladimir Garotinho, durante a solenidade de inauguração da sede, na noite desta sexta-feira (22). A UBS fica na rua Silvio Fontoura, no Parque João Maria
O espaço, que começa a funcionar em janeiro do próximo ano, conta com quatro consultórios; auditório; sala de recuperação; setor administrativo; sala de lavagem e esterilização; banheiros, entre outros. Segundo o prefeito, o município está recebendo uma Unidade Básica de Saúde completa, com capacidade, inclusive, de ampliação dos serviços, posteriormente. 
— A população pet ganhou um espaço amplo e com toda a estrutura necessária para receber os primeiros cuidados básicos. Eu ressalto que é importante que as pessoas saibam que se trata de uma UBS e não de um hospital ou clínica. Aos funcionários, peço que cuidem com carinho desse local e, principalmente, das pessoas e dos animais que vierem para cá — realçou Wladimir. 
Representando o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o subsecretário da pasta, Marcos Gonçalves, destacou que essa foi mais uma determinação do prefeito Wladimir e do vice-prefeito, Frederico Paes. “Só quem tem um animalzinho sabe o quanto é doloroso vê-lo sofrendo e precisando de atendimento. Eu tenho certeza de que essa unidade veio para ficar na história de Campos, e quero parabenizar o prefeito por cuidar das pessoas e dos animais”. 
O diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Carlos Morales, salientou a importância em garantir a saúde e o bem-estar de cães e gatos e o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino, relembrou que o município agora possui duas unidades referências em saúde animal: o Hospital Veterinário, que funciona no campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e a UBS PET. 
— Sabemos que uma consulta em clínica veterinária particular é cara, e Wladimir, com a criação dessa unidade PET, democratizou para toda a população, independentemente da classe social, que agora poderá levar o seu animalzinho para receber os primeiros cuidados — destacou Suledil.
Divulgação/Secom Campos
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS